Buscar

19/11/2017 às 09:37, Atualizado em 18/11/2017 às 22:00

PMA autua pecuarista em R$ 5,7 por desmatamento ilegal de vegetação nativa de cerrado

As atividades foram paralisadas.

Cb image default
Divulgação PMA

Durante fiscalização nas propriedades rurais do município, Policiais Militares Ambientais de Cassilândia autuaram neste final de semana, um fazendeiro por desmatamento de árvores de grande porte ilegalmente.

O proprietário rural (61) derrubou diversas árvores de grande porte pela raiz na propriedade, localizada à margem da BR 158, próxima ao município de Paranaíba, com uso de máquinas. O infrator apresentou aos Policiais, uma licença ambiental (Autorização Ambiental Eletrônica) para a limpeza de pastagem, que não permite o desmatamento, o qual envolvia as árvores de grande porte.

A licença de limpeza só permite a derrubada de arbustos, com diâmetro abaixo de 32 centímetros na altura do peito (Circunferência a altura do Peito - CAP, que é considerada a 1,30 metros de altura da vegetação), com uso de roçadeiras ou foices. Essas licenças são retiradas online no site do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), para facilitação aos proprietários rurais, em razão de serem atividades de baixo impacto, porém, alguns proprietários aproveitam para realizar desmatamentos e tentam justificar com essas autorizações.

As atividades foram paralisadas. O proprietário da fazenda, residente em Paranaíba, foi autuado administrativamente e multado em R$ 5.700,00 pelo desmatamento ilegal na fazenda. O pecuarista também responderá por crime ambiental e, se condenado, poderá pegar pena de três a seis meses de detenção.

O infrator foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação de Área Degradada e Alterada (PRADA), junto ao órgão ambiental.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.