Publicado em 26/11/2016 às 10:23, Atualizado em 26/11/2016 às 11:27

PMA autua fazendeiro em R$ 44 mil por desmatamento ilegal

Foram apreendidas 510 estacas e 52 palanques de aroeira.

Redação,
Cb image default
Divulgação

– Durante fiscalização ambiental nas propriedades rurais do município, Policiais Militares Ambientais de Aquidauana autuaram ontem (25) no final da tarde, um pecuarista por desmatamento, exploração e armazenamento de madeira protegida por lei e de outras espécies ilegalmente.

O infrator havia desmatado uma área de vegetação, que medida em GPS perfez 40 hectares e derrubado 52 árvores da espécie aroeira (madeira protegida), sem autorização ambiental. Também foram derrubadas diversas árvores das espécies, ipê, angico e outras. A madeira derrubada no desmatamento fora transformada em estacas e palanques para cerca e estavam armazenadas no pátio da sede da fazenda.

Foram apreendidas 510 estacas e 52 palanques de aroeira (17 m³) e 679 estacas de madeira de ipê e outras espécies (12 m³). As atividades foram paralisadas. O capataz da fazenda acompanhou a vistoria, pois o fazendeiro não se encontrava no local.

O pecuarista, de 39 anos, residente em Campo Grande, foi autuado administrativamente e multado em R$ 43.910,00. Ele também responderá por crimes ambientais de desmatamento, exploração e armazenamento ilegal de madeira, com pena de até dois anos de reclusão.

A portaria 83 N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.