Buscar

26/11/2016 às 10:23, Atualizado em 26/11/2016 às 11:27

PMA autua fazendeiro em R$ 44 mil por desmatamento ilegal

Foram apreendidas 510 estacas e 52 palanques de aroeira.

Cb image default
Divulgação

– Durante fiscalização ambiental nas propriedades rurais do município, Policiais Militares Ambientais de Aquidauana autuaram ontem (25) no final da tarde, um pecuarista por desmatamento, exploração e armazenamento de madeira protegida por lei e de outras espécies ilegalmente.

O infrator havia desmatado uma área de vegetação, que medida em GPS perfez 40 hectares e derrubado 52 árvores da espécie aroeira (madeira protegida), sem autorização ambiental. Também foram derrubadas diversas árvores das espécies, ipê, angico e outras. A madeira derrubada no desmatamento fora transformada em estacas e palanques para cerca e estavam armazenadas no pátio da sede da fazenda.

Foram apreendidas 510 estacas e 52 palanques de aroeira (17 m³) e 679 estacas de madeira de ipê e outras espécies (12 m³). As atividades foram paralisadas. O capataz da fazenda acompanhou a vistoria, pois o fazendeiro não se encontrava no local.

O pecuarista, de 39 anos, residente em Campo Grande, foi autuado administrativamente e multado em R$ 43.910,00. Ele também responderá por crimes ambientais de desmatamento, exploração e armazenamento ilegal de madeira, com pena de até dois anos de reclusão.

A portaria 83 N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.