Buscar

21/11/2016 às 15:36, Atualizado em 21/11/2016 às 13:38

PMA autua dono de chácara em R$ 12 mil por desmatamentos ilegais e por degradação de matas ciliares do rio Taquarussu

As atividades foram paralisadas.

Cb image default
Divulgação

Durante fiscalização em uma chácara às margens do rio Taquarussu, localizada no município de Anastácio, ontem (20) à tarde, Policiais Militares Ambientais de Aquidauana localizaram a supressão de vegetação de cerrado ilegalmente e a degradação de matas ciliares do rio Taquarussu e do córrego Combate.

Eram dois desmatamentos executados pelo proprietário rural, de 62 anos, em áreas diferentes, sem autorização ambiental, que medidos com GPS perfizeram 1 hectare cada um. Além disso, o infrator construiu um muro de 40 metros em alvenaria, localizado a oito metros do rio Taquarussu, onde deveriam ser conservados 50 metros de proteção permanente de matas ciliares.

Outra infração verificada foi a extração de areia para aterro também dentro do que seria área protegida de matas ciliares de um curso d’água. Foi escavado para a retirada do aterro um trecho localizado a três metros de um córrego denominado Combate, que corta a propriedade, onde deveriam ser conservados 30 metros de proteção. Todas as atividades foram realizadas sem a licença ambiental. O aterro fora retirado para uso na propriedade e para uso no pátio de um posto de combustível pertencente ao infrator.

As atividades foram paralisadas. Contra o infrator, residente em Anastácio, foi confeccionado auto de infração administrativo e arbitrada multa de R$ 12.000,00. Ele também responderá por crime ambiental, que prevê pena de três a seis meses de detenção.

O autuado foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação de Área Degradada (PRADE), junto ao órgão ambiental.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.