Buscar

20/04/2023 às 15:07, Atualizado em 20/04/2023 às 13:10

Homem é multado em R$ 4 mil por armazenamento de óleo lubrificante

O motorista apresentou a licença ambiental para o transporte do material e afirmou que estava indo pegar mais 4.000 litros próximo de onde estavam em uma chácara.

Cb image default
Divulgação

Policiais Militares Ambientais de Mundo Novo realizavam fiscalização ambiental, para prevenir crimes e infrações ambientais no município e abordaram na tarde da última terça-feira, dia 18 de abril, em uma estrada vicinal próxima à rodovia BR-163, um caminhão tanque com 4.000 litros de óleo lubrificante usados (produto perigoso).

O motorista apresentou a licença ambiental para o transporte do material e afirmou que estava indo pegar mais 4.000 litros próximo de onde estavam em uma chácara.

Por tratar-se de produto perigoso ao ambiente, a equipe foi com o motorista até o local onde ele estava indo pegar o material e localizou um depósito irregular de óleo lubrificante usado. Na chácara, próxima à estrada conhecida como Igrejinha, os Policiais verificaram um total de 4.000 litros do produto perigoso em “bombonas” de plásticos, sobre “palets” e mais 45 tambores metálicos vazios, mas também com resquícios de óleo.

O proprietário afirmou que adquiria os produtos em fazendas da região para comercializá-lo e apresentou a licença ambiental para o comércio, porém, a forma que o material perigoso estava armazenado, com riscos de contaminação do solo, estava totalmente em desacordo com as normas ambientais. O material estava em local descoberto, sob intempéries, bem como em área sem impermeabilização e ainda sem os rótulos de riscos para armazenamento de produtos perigosos.

O produto foi apreendido e o homem foi notificado a dar a destinação e armazenamento adequado aos produtos, com remoção para área adequada à legislação. O infrator (50), residente em Mundo Novo, foi autuado administrativamente e foi multado R$ 4.000,00. Ele poderá responder por crime ambiental de armazenamento ilegal de produto perigoso ao ambiente, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.