Buscar

13/02/2023 às 14:00, Atualizado em 13/02/2023 às 11:27

Ambiental resgata anta ferida por caçadores de dentro de açude

A anta, um macho jovem, estava extremamente debilitada pelos ferimentos

Cb image default
Divulgação

Policias Militares Ambientais de São Gabriel do Oeste foram acionados pelo proprietário de um lote, localizado no Assentamento São Francisco, no município de Rio Verde de Mato Grosso, a aproximadamente 30 km da cidade, no meio da manhã deste domingo, dia 12 de fevereiro, devido a um animal silvestre da espécie Tapirus terrestirs (anta), que aparecera ferido e muito debilitado na propriedade.

A equipe da PMA foi ao local e o comunicante afirmou que a anta já havia surgido na propriedade na noite de sábado (11), porém, havia desaparecido.

Ontem pela manhã o animal reapareceu e caiu dentro de um açude, quando ele percebeu melhor os vários ferimentos no animal.

A equipe, com ajuda dos assentados, capturou e retirou o animal de dentro do açude, que possui lâmina d’água de aproximadamente 70 m², e verificou que ele apresentava vários ferimentos pelo corpo compatíveis por perfurações de arma de fogo, bem como arranhões que se assemelhavam a travessia de cercas de arames farpados, possivelmente adquiridos durante a fuga dos caçadores.

A anta, um macho jovem, estava extremamente debilitada pelos ferimentos, o que demonstrava que havia sido vítima dos tiros a cerca de pelo menos sete dias, pois as feridas já estavam tomadas por larvas. A debilidade era tanta, que o animal que deveria pesar uns 150 kg, se sadio, pesava apenas cerca de 70 kg. Os Policiais encaminharam a anta urgentemente ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande, onde ela recebe atendimento médico veterinário.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.