Buscar

04/11/2023 às 07:23, Atualizado em 04/11/2023 às 11:26

Mais 599 estrangeiros são autorizados a sair de Gaza; brasileiros ficam de fora da 4ª lista

Expectativa é que brasileiros deixem a região até quarta-feira (8).

Mais 599 estrangeiros foram autorizados a deixar a Faixa de Gaza, neste sábado (4), segundo lista divulgada pela autoridade palestina. Mais uma vez, o grupo de brasileiros que está no território ficou de fora da relação.

Esta é a quarta lista com autorizações para a saída de Gaza de civis que possuem outras nacionalidades. As permissões são resultado de um acordo mediado pelo Catar com Israel, Egito e o Hamas.

De acordo com o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, a mais nova lista traz os nomes de cidadãos dos Estados Unidos (386), Reino Unido (112), França (51) e Alemanha (50).

'Se a gente não morreu por causa de bombardeio, vamos morrer por causa de fome', diz brasileira que espera saída de Gaza

'Se a gente não morreu por causa de bombardeio, vamos morrer por causa de fome', diz brasileira que espera saída de Gaza

Enquanto isso, 34 pessoas aguardam repatriação para o Brasil. A previsão do governo é que o grupo deixe a Faixa de Gaza até quarta-feira (8). O ministro da Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que Israel garantiu a saída dos brasileiros até esta data.

O embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, afirmou na sexta-feira (3) que a saída dos brasileiros da região dependia de uma autorização do governo de Israel.

Enquanto isso, diplomatas brasileiros ouvidos pelo blog da Camila Bomfim dizem ser "contraproducente" fazer previsão. Não está claro qual o critério está sendo usado para a elaboração das listas de estrangeiros.

O governo brasileiro prometeu acolhimento com atendimento médico, assistência social e regularização migratória ao grupo que será repatriado. A viagem ao Brasil será feita por um avião da Força Aérea Brasileira que já está no Egito.

Fonte - g1

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.