Buscar

02/10/2022 às 16:39, Atualizado em 28/09/2022 às 15:49

Zigurats e Pedro Gomes são premiadas em concurso global de histórias de turismo

As cidades integram as “100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis” de 2022; a lista foi divulgada em Atenas, na Grécia

Zigurats, situada no município de Corguinho (MS), e Pedro Gomes, cidades localizadas, respectivamente, a 98 Km e 305 Km da Capital, foram premiadas no Top 100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis, concurso global promovido pela Green Destinations. A divulgação aconteceu em Atenas, na Grécia, na terça-feira (27).

Conforme divulgação, o concurso premia, anualmente, histórias de boas práticas que inspiram lideranças do turismo a nível mundial.

A Fecomércio MS destaca que o resultado positivo é resultado de um trabalho ainda em andamento do programa Del Turismo, iniciativa em parceria com o Senac MS, Fundação de Turismo MS e os municípios.

Segundo o presidente da Fecomércio MS, Edison Araújo, o prêmio é muito importante para o turismo de Mato Grosso do Sul.

“Com essa premiação, os municípios contemplados são inseridos no centro das atenções de várias instituições em uma escala global no quesito sustentabilidade, dando destaque também para o estado de MS”, explicou.

As histórias selecionadas, além de receberem visibilidade global, são elegíveis para indicação ao Green Destinations Stories Awards, co-organizado pela GLP Films e divulgado na ITB Berlin, principal feira de turismo do mundo.

Concurso

O concurso 100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis é uma lista anual de Histórias de Práticas inovadoras e eficazes de 100 destinos que inspiram a liderança mundial do turismo responsável.

Esta foi a 8ª edição do concurso global. Sendo uma organização sem fins lucrativos, a Green Destinations foi criada para apoiar destinos sustentáveis, seus negócios e suas comunidades.

Sucesso

Entre um dos trabalhos de destaque de Zigurats, está o Complexo Turístico de Zigurats, que recebeu a visita e consultoria da equipe técnica do programa.

O responsável pela organização e integração de Corguinho no programa foi José Correia, agente de Articulação do Del Turismo no município. Ele destaca que houve muitas oportunidades para alavancar o setor turístico na região.

“É a primeira vez que o município integra o programa e no mesmo ano ganha o concurso da Green Destinations, isso é um feito histórico”, disse.

“Passamos por uma série de avaliações e no final eu precisava escrever uma carta apresentando alguma história do município, então escolhi Zigurats. Somos um dos municípios mais visitados do MS, quem vê o tamanho de Corguinho diz ‘como isso é possível?’ Isso é um trabalho forte e competente do grupo Dakila que transformou o turismo da nossa cidade” explicou.

Para a prefeita de Corguinho, Marcela Lopes, o sentimento é de gratidão.

Zigurats, atualmente, faz parte da rota turística Caminho dos Ipês e é um dos principais atrativos de todo o roteiro que traz além de um turismo de aventura, a busca por conhecimento.

“O complexo turístico Zigurats é o segundo lugar do estado de Mato Grosso do Sul mais visitado, e conhecer as instalações engloba o observatório astronômico, o centro de pesquisas, as construções diferenciadas, as trilhas com descobertas arqueológicas, as maquetes científicas” ressaltou Gustavo Guerra, gerente administrativo de Dakila.

Com relação a Pedro Gomes, um dos pontos fortes são as cachoeiras, balneários e trilhas, todas ainda pouco frequentadas por turistas.

Assim como Corguinho, a cidade já empossou e capacitou os membros das três câmaras técnicas (Gestão e Turismo; Educação e Sustentabilidade; Evento e Cultura) e cada grupo tem seu plano de trabalho dentro do Mapa Estratégico do Turismo, e um calendário de reuniões, além dos primeiros projetos para atingir as metas em 2022 e 2023.

Com informações do Correio do Estado

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.