Buscar

18/04/2017 às 17:31, Atualizado em 18/04/2017 às 14:19

Vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira. Confira o dia correto de procurar sua ESF

Confira a programação.

Cb image default
A vacinação começou nesta segunda-feira e é importante procurar a ESF no dia correto de sua categoria.Foto - João Claudio

“Vacine-se contra a gripe e viva com mais saúde” é o slogan da Campanha de Vacinação Influenza 2017 que começou nesta segunda-feira (17) em Nova Andradina e todo o país. A meta é vacinar cerca de 12 mil pessoas no município.

O público alvo desta campanha são:

-Profissionais da Saúde e crianças de seis meses a menores de dois anos, que deverão procurar a Estratégia Saúde da Família dos seus bairros do dia 17 a 21 de abril para estar recebendo a vacinação.

-As gestante, puérperas (até 45 dias após o parto) e crianças na faixa etária de dois anos a menores de cinco anos deverão procurar as ESFs para receberem a vacinação do dia 24 a 28 de abril.

-E do dia 02 a 13 de maio será a vez das pessoas com 60 anos ou mais de idade, que, de acordo com o secretário de Saúde, Norberto Fabri, é o maior grupo com 4.401 pessoas; portadores de doenças crônicas; professores ATUANTES da rede pública e particulares; população privada de liberdade.

A população deverá ir às Estratégias Saúde da Família de seus bairros de segunda à sexta-feira das 8h às 16 na data especificada acima. O dia D será no sábado 13 de maio no Centro de Especialidade Médica e ESF das 8h às 16h também.

A vacinação no Lar Sagrado Coração de Jesus será feita pela ESF Vila Beatris. No Conviver será realizada pelas ESFs Vila Operária e Irman Ribeiro. Os idosos acamados serão vacinados pelas suas respectivas ESF.

De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica/Imunização, Blacia Mara Leiva Constancio, a população com menos de 60 anos de idade e que são portadoras de doenças crônicas, o ministério da Saúde liberou uma lista dessas doenças e para tomar a vacina o indivíduo necessita de comprovação de seu estado, através de indicação médica.

“Para que não haja dificuldades para este grupo de pessoas, pedimos que se dirijam às suas ESFs, onde já fazem acompanhamento que será mais fácil receber a vacina. Para quem não for à sua respectiva unidade de ESF, e se dirige a outra unidade de saúde, deverá apresentar indicação médica, com justificativa”, declarou.

Uma novidade para a vacinação desse ano é a inclusão dos professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas, porém, apenas os docentes atuantes poderão tomar a dose da vacina.

A vacina ofertada no Sistema Único de Saúde protege contra três tipos de vírus da gripe, definidos a cada ano após análise da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em geral, são variações do vírus A (H1N1), A (H3N2) e gripe B, que mais circularam nos últimos meses.

A proteção dura um ano. O objetivo é reduzir o número de hospitalizações e risco de mortes devido à gripe. Neste ano, balanço do Ministério da Saúde até o 1° de abril aponta 276 casos registrados, com 48 mortes.

É importante lembrar a população sobre a data de cada categoria e que procurem as ESFs no dia correto e que não esqueçam a carteira de vacinação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.