Buscar

15/08/2017 às 09:30, Atualizado em 15/08/2017 às 00:14

Usina de amigo de Lula é colocada à venda pela Justiça em MS

São Fernando já foi invadida várias vezes.

Cb image default

Usina pertence a José Carlos Bumlai, amigo de Lula

A 5ª Vara Cível de Dourados autorizou a venda da Usina São Fernando, de propriedade do pecuarista José Carlos Bumlai, preso e investigado pela Operação Lava Jato. A empresa está avaliada em R$ 716 milhões, segundo a Justiça.

Segundo o Dourados News, a administradora da usina fez o pedido à Justiça para que o empreendimento fosse ''imediatamente iniciada a fase de realização do ativo''.

'' Como base, foram apontadas 'sérias dificuldades para dar continuidade ao desenvolvimento das atividades da falida, especialmente devido à falta de confiabilidade dos parceiros em continuar negociando com a empresa, face a inadimplementos antecedentes a convolação da falência", dizia o pedido.

Outro ponto documentado é que "a massa falida enfrenta dificuldade para conseguir comprar cana-de-açúcar". Conforme a administradora, as geadas recentes na região afetaram a produtividade das lavouras.

A falência da Usina foi decretada em 08 de junho deste ano. A administradora solicitou a venda total dos bens sem qualquer separação tendo em vista a "otimização do patrimônio".

Ainda segundo o Dourados News, a venda deverá incluir o parque industrial, a frota, as máquinas e as lavouras de cana.Os interessados deverão apresentar os lances em propostas fechadas no cartório da 5ª Vara Cível de Dourados, nos dias 18 e 19 de setembro.

Os envelopes serão abertos no dia 20 de setembro. Depois, as propostas serão submetidas à avaliação na assembleia de credores, marcada em primeira convocação para o dia 25 de setembro, às 14h.

O risco de encerramento das atividades é apontado no documento, com a afirmação de que pode este ser um dos "prejuízos decorrentes da eventual demora na alienação da empresa". Este, conforme a VPC, implicaria na desvalorização do ativo, por conta de deterioração de instalações e máquinas e possibilidade de eventuais ações trabalhistas.

"A medida ora requerida visa resguardar a integridade e preservar a valorização dos bens, bem como garantir a manutenção do funcionamento das falidas", destaca. Outro ponto apontado pela administradora é o possível prejuízo aos trabalhadores e aos credores da massa falida.

A São Fernando sofre com grave crise financeira há anos e a dívida acumulada é de aproximadamente R$ 1,5 bilhão. O local sofreu ainda com tentativa de invasões por parte de grupos ligados a União Nacional Camponesa.

Conteúdo - TopmidiaNews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.