Buscar

30/04/2023 às 16:28, Atualizado em 30/04/2023 às 13:03

UEMS lança exposição temporária sobre vivências dos povos indígenas

O projeto também interroga os processos materiais de conhecimento técnico e as relações sociais através dos quais os acervos de patrimônio cultural são construídos e apresentados

Cb image default
Divulgação

No dia 05 de maio de 2023, às 19h, na Casa da Cultura - Espaço Guaraoby, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), realiza o lançamento da exposição temporária “Mba`e kuaa: Saber - fazer Kaiowá e Guarani”.

A exposição “Mba’ekuaa: O Saber-Fazer Guarani e Kaiowá” apresenta uma pequena seleção dos registros produzidos para o Acervo Multimídia Guarani e Kaiowá, uma colaboração global entre a Kuñangue Aty Guasu, o Instituto de Desenvolvimento da Arte e da Cultura (IDAC) e o Laboratório de Antropologia Multimídia da Universidade de Londres (UCL MAL). O projeto é realizado em parceria com o British Museum’s EMKP no Reino Unido e tem como foco documentar os processos materiais e os conhecimentos técnicos através dos quais as casas de reza Guarani e Kaiowá (Oga Pysy) são construídas, e as práticas rituais que estas estruturas possibilitam.

O projeto também interroga os processos materiais de conhecimento técnico e as relações sociais através dos quais os acervos de patrimônio cultural são construídos e apresentados, experimentando com mídias digitais de imersão sensorial como RV/360 e som ambisônico, o registro e a busca de novas relações colaborativas com as comunidades locais.

Esta oficina apresenta a visão dos nhanderu e nhandesy, rezadores Guarani e Kaiowá, em forma de vídeo 360, trazendo suas reflexões sobre a ecologia, a tecnologia e o fim do mundo. O contexto atual de crise ecológica traz perguntas importantes sobre a nossa relação com o planeta, e se torna cada vez mais importante buscar outras visões de ecologia (que oferecem outras formas de relacionar com a natureza), outras visões de tecnologia (que nos mostra outros modos de agir sobre o mundo), e outras visões de futuro (que nos permite pensar outros futuros). Essa oficina oferece um encontro imersivo com a visão de xamãs Guarani e Kaiowá, apresentado em forma de vídeo 360 no óculos de realidade virtual, nos convidando a conhecer um outro modo de pensar a natureza, e um outro modo de pensar a tecnologia, abrindo um caminho para outros modos de pensar - e criar - o futuro. Mba’ekuaa é a palavra Guarani para “tecnologia”, "conhecimento técnico" ou “saber-fazer”.

Os eventos têm o apoio da Divisão de Cultura Esporte e Lazer, da Pró-reitoria de Extesão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) da UEMS; Casa da Cultura - Espaço Guaraoby; University College London, Mal-Ucl, The British Museum’s Endangered Material Knowledge Programme (EMKP), UCL Grand Challenges, UCL Global Engagement, The UCL Centre For Critical Heritage Studies.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.