Buscar

21/10/2022 às 11:03, Atualizado em 21/10/2022 às 11:14

TSE diz que fará teste de integridade com biometria também no 2º turno

A inclusão da biometria, que já foi colocada em prática no primeiro turno, é uma reivindicação do Ministério da Defesa, que integra a Comissão de Transparência das eleições

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou nesta quinta-feira, dia 20 de outubro, que fará o teste de integridade com biometria nas urnas eletrônicas também no segundo turno.

O teste de integridade é tradicionalmente realizado no dia da eleição pela Justiça Eleitoral, com acompanhamento de uma auditoria externa. Consiste em registrar votos pré-definidos em uma urna à parte, para verificar se o voto digitado será mesmo computado.

A novidade neste ano é que o teste passou a ter biometria de eleitores reais. Antes, os votos do teste de integridade eram digitados por servidores da Justiça Eleitoral, sem biometria (veja mais abaixo como funciona).

A inclusão da biometria, que já foi colocada em prática no primeiro turno, é uma reivindicação do Ministério da Defesa, que integra a Comissão de Transparência das eleições.

"O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou no primeiro turno das Eleições 2022, dia 2 de outubro, o teste de integridade das urnas eletrônicas, que ocorre há 20 anos. A novidade do pleito deste ano é o projeto-piloto com biometria no Teste de Integridade, que tem como finalidade aumentar, ainda mais, a transparência, a auditabilidade e a confiabilidade do sistema eletrônico de votação brasileiro. No segundo turno, que acontece no próximo dia 30, o TSE realizará ambos os testes novamente", afirmou o TSE em nota.

Como funciona no dia da eleição

O eleitor convidado que aceitar participar do teste de integridade vai assinar um termo, acionar a urna com a biometria e o teste seguirá todas as outras etapas convencionais.

O convite será feito depois que o cidadão já tiver votado formalmente na urna, como todos os eleitores do país. O eleitor que aceitar participar vai contribuir apenas com a biometria: os votos em si serão inseridos por servidores da Justiça Eleitoral, com base em uma lista pré-preenchida.

A votação do teste de integridade é filmada e, ao fim, os fiscais conferem se o boletim da urna bate com os votos inseridos.

Fonte - G 1

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.