Buscar

01/03/2024 às 16:00, Atualizado em 01/03/2024 às 14:55

Programa de Estágio do Governo incorpora nova turma para atuar na gestão pública

O objetivo da oficina foi o esclarecer as atribuições de cada um dos atores para a condução e conclusão do programa.

Cb image default
Foto: Bruno Rezende

Os novos estudantes que ingressaram no Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica do Governo do Estado iniciam as atividades nesta sexta-feira (1º). Ao todo, 67 estagiários passam a integrar na administração pública de 45 unidades gestoras do Estado.

Neste ano, a recepção da nova turma de estagiários pelos gestores supervisores do Governo do Estado foi diferente. Na quinta-feira (29), foi realizada a cerimônia de apresentação, seguida de oficina para explicações e orientações sobre o funcionamento do programa.

O evento foi em dois períodos. Pela manhã, presencial para os estudantes de Campo Grande, realizado na Uniderp, com a presença de autoridades parceiras do programa. No período da tarde, a oficina foi online para os estudantes do interior do Estado.

Os temas abordados na oficina foram AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), Plano de Trabalho, Termo de Cooperação com Funtrab e Formulário Trimestral. Os participantes foram orientados sobre como utilizar as ferramentas disponíveis, monitorar os resultados e concluir as etapas até a finalização do processo.

O objetivo da oficina foi o esclarecer as atribuições de cada um dos atores para a condução e conclusão do programa.

De acordo com o novo formato, somente poderão fazer parte do programa o gestor e o estagiário que participarem da oficina e que assinaram o Termo de Compromisso.

Representando o secretário executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segem), Thaner Castro Nogueira, o superintende de Inteligência de Dados da Segem, Leandro Sauer, explicou que “a nova metodologia, em formato de oficina, foi pensada para que os estagiários sejam melhor acolhidos, de forma mais interativa”.

Por sua vez, o diretor-presidente da Fundect (Fundação de Apoio e de Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), Márcio de Araújo, disse que “muito do que se aprende no estágio, sendo no setor público ou privado, é o que vai conduzir o estudante para o escopo profissional”.

No mesmo sentido se manifestou a diretora-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e a Cultura (Fapec), Nilde Brun. Para ela, “o estágio vai contribuir para o futuro desses estudantes, que terão condições de entregar serviços de qualidade”.

Também participaram da cerimônia o diretor da Agência de Inovação da UFMS, professor doutor Saulo Gomes; o pró-reitor de ensino da UEMS, professor doutor Walter Guedes; e os coordenadores do programa Luciene Ferreira (Segem) e Pedro Ortale (Fapec).

Processo Seletivo

Os novos estagiários fazem parte da 4ª turma do programa e foram selecionados a partir do cadastro reserva do processo seletivo, realizado em julho de 2023. Ao todo, 67 estagiários de diversos cursos ingressaram nessa nova turma, sendo 50 de Campo Grande e 17 do interior do Estado. São acadêmicos matriculados a partir do 3° ano ou 6° semestre.

Sobre o Programa

O Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Fundect e Segov, em parceria com a UFMS e UEMS e Fapec. Participam do Programa acadêmicos da UFMS, UEMS, UCDB, IFMS, Uniderp e UFGD.

O objetivo é proporcionar experiência aos jovens acadêmicos de cursos de graduação do Estado, oferecendo formação na área de gestão e administração pública, aplicadas às várias atuações e frentes políticas e governamentais, bem como formação aos gestores estaduais que recebem os estagiários em suas respectivas pastas.

A carga horária do estágio é de 30 horas semanais, com seis horas diárias de atividades. É ofertado uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.100,00 e seguro, além de auxílio-transporte, no valor de R$ 200. A duração do estágio é de 12 meses, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.