Buscar

22/04/2017 às 15:00, Atualizado em 22/04/2017 às 10:57

Polícia Militar forma 81 novos cabos em Dourados e tem novo comandante no CPA 1

O evento que contou com a presença de mais de 600 pessoas, foi realizado no Complexo Poliesportivo Jorge Antônio Salomão em Dourados.

Cb image default
Divulgação

Nesta quinta-feira (20), a cúpula da segurança pública de Mato Grosso do Sul se reuniu em Dourados para a passagem do Comando de Policiamento da Área 1, que abrange boa parte dos Batalhões e Companhias que estão na linha e faixa de fronteira do Estado com o Paraguai, e para a formatura do 22º Curso de Formação de Cabos da PMMS, com polo de ensino no 3º Batalhão de Polícia Militar.

O evento que contou com a presença de mais de 600 pessoas, foi realizado no Complexo Poliesportivo Jorge Antônio Salomão em Dourados, tendo como anfitriões o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública,José Carlos Barbosa e o comandante-geral da PMMS, coronel Waldir Ribeiro Acosta e recebeu diversas autoridades civis e militares como o delegado regional Lupércio Degerone.

Na primeira parte da solenidade foi entregue a procuradora do Ministério Público do Trabalho de Dourados, Cândice Gabriela Arosio, a Medalha Tiradentes, honraria concedida a civis e militares que com sua conduta promovem a instituição Polícia Militar.

Logo após foi realizada a passagem formal do comando do CPA-1 do coronel Aroldo Luiz Estevão para o coronel Givaldo Mendes de Oliveira, presidida pelo comandante-geral da PMMS, coronel Waldir Ribeiro Acosta.

O coronel Estevão comandou durante o último ano o Comando de Policiamento da Área 1, sendo que esta área abrange a maioria dos batalhões e companhias da Policia Militar que estão a faixa de fronteira do MS com o Paraguai, tendo como subcomandante o coronel Givaldo, que assume suas funções de comandante a contar dessa data.

Em continuidade, já na segunda parte da solenidade, foram promovidos os 81 novos cabos da PMMS, que fizeram o Curso de Formação de Cabos em Dourados, no polo de ensino do 3º BPM, sob direção do tenente-coronel Carlos Silva, comandante do 3º BPM e Diretor de Ensino do CFC.

Em seu discurso, o secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, reafirmou seu compromisso com a Polícia Militar, principalmente no que se refere a logística. “Em alguns dias, o Governo do Estado estará entregando as novas viaturas policiais para cada um dos 79 municípios do MS, entendendo que ao chegar uma viatura policial em algum lugar para fazer um atendimento, ali chega também a presença do Estado.”

Barbosinha também salientou a importância da Polícia Militar nas fronteiras de nosso estado e no combate aos crimes transfronteiriços. “Em nossa visão, a União tem a responsabilidade de garantir a segurança junto à fronteira, porém o Mato Grosso do Sul tem ficado com todo” ônus” da eficiência policial do nosso Estado, com criminosos de todo o país enchendo nossos presídios e, só em 2016, mais de 300 toneladas de drogas apreendida em território sul-mato-grossense.”

A solenidade foi encerrada com o desfile dos formandos e apresentações da Força Tática e GETAM do 3º BPM.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.