Buscar

19/05/2017 às 19:30, Atualizado em 19/05/2017 às 17:02

Passeata alerta sociedade contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A passeata atravessou a Moura Andrade e foi concluída com uma ato no estacionamento do Paço Municipal.

Cb image default
A articulação da secretaria garantiu o apoio e presença de dezenas de entidades.

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias), mobilizou a sociedade no dia de ontem, quinta-feira (18), para participar de uma passeata em reflexão ao Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual, Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescente, em Nova Andradina. A articulação da secretaria garantiu o apoio e presença de dezenas de entidades não governamentais, empresas e órgãos públicos que atuam desde a segurança pública ao atendimento em saúde e assistência social, levando à avenida um público recorde.

A iniciativa da Semcias foi apoiada pelo Creas, Lar Alternativo São José, Andefi, Lar Sagrado Coração de Jesus, Comunidade Vida Plena (Betel), Casa do Migrante, Secretarias de Saúde, Educação e Políticas para as Mulheres, Cogecom e Demtran, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do adolescente (Centro Social da Juventude), da Infância (Horto Florestal) e dos idosos (Projeto Conviver) , Centro de Atendimento à Mulher, Apae, escolas municipais Arco Íris, Pingo de Gente e Efantina de Quadros, escolas estaduais Marechal Rondon e Fatima Gaiotto Sampaio, Conselho Tutelar, Cras Durval Andrade e Cras Irman Ribeiro, Clínica da Mulher, Caps, Estratégias de Saúde da Família de todos os bairros urbanos, e o evento ainda foi abrilhantado pelas apresentações da Banda Marcial Municipal “Getúlio Vargas”.

“Estamos mobilizados para a conscientização da sociedade a este tema tão grave. É necessário redobrarmos a atenção e que estejamos conscientes de que o crime existe e deve ser denunciado”, ressaltou a secretária municipal de Assistência Social Julliana Ortega.

A mobilização iniciou com uma passeata que atravessou a Avenida Antonio Joaquim de Moura Andrade e foi concluída com uma ato no estacionamento do Paço Municipal. “Esta edição foi contundente pois movimentou a cidade despertando a curiosidade das pessoas para o tema. Não se trata de um dia de celebração, mas de reflexão sobre como a sociedade vem tratando a infância e a adolescência”, pontuou Fabiana Barbosa, que ao final do ato fez uma explanação do tema.

A atividade foi concluída com o discurso das autoridades num palco montado ao lado da Prefeitura e contou com a presença do vereador Airton Castro e da vereadora e primeira dama Joana Darc. Estiveram presentes a secretária de Assistência Social Julliana Ortega e o secretário de Educação Fábio Zanata.

A data foi instituída pela Lei Federal Nº 9.970/2000, em alusão a 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli Sanches, de apenas 8 anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta de Vitória-ES. Apesar de sua natureza hedionda, o crime prescreveu e os assassinos ficaram impunes.

Distrito de Nova Casa Verde

No dia de hoje, as ações sobre o tema continuam e serão desenvolvidas no distrito de Nova Casa Verde. Estão previstas palestras educativas nas escolas, no salão paroquial, além de panfletagem nos postos de combustível e em locais que registram grande fluxo de pessoas. As atividades serão estendidas à Base da Polícia Rodoviária Federal na BR-267.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.