Buscar

04/03/2023 às 16:04, Atualizado em 04/03/2023 às 11:07

Obra em MS do 2º maior hospital de animais silvestres do mundo entra na fase final

Local também servirá de estudo da vida selvagem e projeto contra extinção da onça-pintada

Cb image default
Projeto do Hospital de Animais Silvestres em Campo Grande. (Foto: Divulgação / Governo de MS)

O maior hospital de animais silvestres da América Latina e 2º maior do mundo está perto de ser inaugurado em Campo Grande.

As obras do complexo estão na fase final da estrutura, que está em construção no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres).

O governo de Mato Grosso do Sul, porém, não divulgou a data para término da obra.

O único centro maior que o que está sendo construído em Campo Grande está localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Após a ativação do hospital, os cerca de 2,5 mil animais que passam pelo Cras todos os anos poderão contar com serviços como triagem, exames, atendimento clínico, cirurgia e reabilitação.

“Hoje, quando precisamos fazer exames como raio-x e ultrassom, dependemos de parceiros, como universidades. Com a nova clínica, vamos concentrar todo esse serviço no Cras, o que vai proporcionar conforto e dar mais agilidade e efetividade ao atendimento”, conta a coordenadora do Cras, Aline Duarte.

Estudos e extinção da onça-pintada

Além disso, o Pesquisador e responsável técnico pelo Centro de Reabilitação, o médico veterinário Lucas Cazati, destaca que o local também será usado para o estudo da vida selvagem.

“Vamos fazer pesquisas científicas, desenvolver literatura, receber universidades estrangeiras e fazer cooperações técnicas. Já estamos desenvolvendo um projeto pioneiro contra a extinção da onça pintada, por exemplo.

Estrutura

Com investimento de R$ 5 milhões, o complexo terá 1.162,33 m² de área construída. Assim, a clínica contará com centro cirúrgico completo, centro de triagem, setores de quarentena para mamíferos, aves e répteis, sala de necropsia com câmara fria, laboratório de anatomia patológica e laboratório de patologias clínicas. Terá ainda salas de exames clínicos e de imagem com ultrassom e raio-x, além de clínica para pronto atendimento.

A parte administrativa terá estrutura completa para atender a equipe de veterinários, biólogos e demais profissionais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.