Buscar

12/11/2022 às 16:03, Atualizado em 12/11/2022 às 13:30

Novos árbitros são indicados para quadro internacional da FIFA

A solenidade aconteceu ontem

Cb image default

Árbitros recebem a insígnia FIFA 2023 na sede da CBF

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Os árbitros Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG) e Ramon Abbatti Abel (SC) e os assistentes Luanderson Lima dos Santos (BA), Nailton Júnior de Souza Oliveira (CE) e Alex Ang Ribeiro (SP) são os novos indicados ao quadro internacional da FIFA. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (11) pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e da Comissão de Arbitragem, Wilson Luiz Seneme, em cerimônia na sede da CBF no Rio de Janeiro.

Além do anúncio da indicação, houve também uma homenagem a profissionais que deixam o quadro da FIFA ao fim da temporada: Alessandro Álvaro Rocha Matos (BA), Kleber Lúcio Gil (SC), Luiz Flávio de Oliveira (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP).

Antes da nomeação, o presidente Ednaldo Rodrigues parabenizou o grupo pelo empenho durante a temporada e reforçou a importância que a arbitragem tem para o futebol brasileiro.

“O trabalho da arbitragem não é algo que se faz da noite para o dia. É uma longa jornada. Eu quero deixar minha mensagem de apoio a todos vocês e também meu compromisso com a arbitragem. A CBF tem feito investimentos consideráveis e vamos manter. Não se melhora o futebol se não tiver uma arbitragem qualificada. Quem dá condição de jogo é a arbitragem”, disse.

A Comissão de Arbitragem também homenageou Péricles Bassols, que passou a ser gerente técnico do VAR da CBF no início deste ano.

Outro anúncio feito nesta sexta-feira foi a mudança de função de Rodolpho Toski Marques (PR) que vai deixar de ser árbitro internacional para integrar o quadro de Árbitro Assistente de Vídeo (VAR) internacional.

Perfil dos novos indicados ao quadro internacional da FIFA

Ramon Abatti Abel – Nascido em Turvo (SC), Ramon Abatti Abel tem 33 anos e é árbitro desde os 23 anos pela Federação Catarinense de Futebol. Formado em Direito, começou a apitar na Série A do Campeonato Brasileiro em 2020, no jogo entre Atlético Mineiro e RB Bragantino, no dia 13 de setembro de 2020. Tem no currículo duas finais do Campeonato Catarinense, de Série D e Série C.

“É muita felicidade muito grande. Era uma meta minha chegar ao quadro e trabalhei bastante nos últimos anos para isso. É uma felicidade indescritível. Ainda tenho uma longa carreira pela frente e quero fazer isso da forma mais justa e num ótimo nível mundial”

Paulo Cesar Zanovelli da Silva – Nascido em São João Nepumoceno, Paulo César Zanovelli vive em Juiz de Fora, onde se formou em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Começou na arbitragem no futsal amador em 2012 e ingressou no futebol profissional em 2014 pela Federação Mineira de Futebol. Apitou o primeiro jogo de Série A em 2021, na partida entre Juventude e Athletico Paranaense, no Alfredo Jaconi.

“Não tenho palavras para descrever a emoção, a felicidade. A nossa família é a nossa base, nossa fortaleza. Junto com minha esposa, foi um momento de muita alegria, é o sonho de qualquer árbitro estar na Série A, ser da CBF, e depois ser um árbitro internacional da Fifa. É o sonho de qualquer árbitro. Muita luta, dedicação e tudo que passei na minha vida. Muitos fins de semana que a gente abre mão. Agora é um momento de muita felicidade, muita alegria.”

Luanderson Lima – Natural de Salvador (BA), Luanderson Lima dos Santos tem 27 anos e faz parte da Federação Bahiana de Futebol (FBF) desde 2010. Seu primeiro jogo na Série A do Campeonato Brasileiro ocorreu em 21 de maio de 2022, na partida entre Atlético Goianiense e Coritiba. Foi assistente na final de 2022 do Campeonato Baiano e recebeu, em 2018, o prêmio de árbitro revelação do campeonato estadual das mãos do presidente Ednaldo Rodrigues.

“É uma sensação inexplicável. Um jovem como eu, baiano e vitorioso, filho de empregada doméstica, com certeza é para chorar. Agora a responsabilidade aumenta. Tenho de manter o foco e os pés no chão, pois o trabalho é contínuo e não para“.

Alex Ang Ribeiro – Nascido em São José dos Campos (SP), Alex Ang Ribeiro tem 38 anos e está na Federação Paulista de Futebol (FPF) há 2007. É formado em Direito e em Educação Física e estreou na Série A do Campeonato Brasileiro em 2014, no jogo entre Criciúma e Grêmio, em 15 de novembro. Atuou como assistente nas finais do Campeonato Paulista de 2015, 2016, 2017 e 2022.

“É muita expectativa, a caminhada é muita longa, árdua. A gente tem um sonho e trabalha, treina e estuda para isso. Tem que ter muita paciência e resiliência. Agora a gente começa a criar novos objetivos. Poder fazer campeonatos na América do Sul, torneios importantes como Olimpíadas e Copa do Mundo. É degrau a degrau, mas sonhar não é proibido. “

Nailton Júnior de Sousa Oliveira – Nascido em Fortaleza (CE), Nailton Junior de Sousa Oliveira tem 30 anos e é assistente na Federação Cearense de Futebol (FCF) desde 2010. Com diploma em Gestão de Recursos Humanos, estreou na Série A do Campeonato Brasileiro no jogo entre Vasco e Internacional, em 23 de maio de 2015. Trabalhou nas finais do Campeonato Cearense de 2019, 2020, 2021 e 2022 e na decisão da Copa do Nordeste de 2017.

“É um objetivo de qualquer árbitro chegar ao tão sonhado escudo FIFA. Quando a Comissão de Arbitragem me passou essa informação, foi de bastante alegria e de muito choro. Com esse sonho conquistado, a busca pelo crescimento na arbitragem aumenta. “

Fonte - CBF

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.