Buscar

27/06/2023 às 16:11, Atualizado em 27/06/2023 às 17:06

NOVA ANDRADINA: Semcias realiza visitas para atualização cadastral de famílias unipessoais

Secretaria de Assistência Social busca compreender aumento significativo de registros

Cb image default
Divulgação

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social - Semcias, juntamente com a equipe do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, está realizando visitas nas áreas rurais e urbanas do município para efetuar o processo de averiguação cadastral unipessoal. Essa ação é direcionada às famílias unipessoais, compostas por uma única pessoa.

Desde o mês de maio, quando as visitas tiveram início, foram contemplados os seguintes locais: assentamento São João, assentamento Teijin, acampamento Iris Ribeiro, acampamento São José, Agrovilla e acampamento Florestan Fernandes. Essa iniciativa é uma determinação do Ministério da Cidadania, que observou um aumento gradativo do número de famílias unipessoais ao longo da história do Cadastro Único, intensificando-se após novembro de 2021. O registro passou de 8,9 milhões para 13,9 milhões em outubro de 2022.

Estas visitas visam compreender as razões por trás desse aumento significativo de famílias unipessoais registradas no Cadastro Único. A secretária de Assistência Social, Delma Prado Cavalcante, enfatiza a importância de atualizar os dados dessas famílias por meio das visitas domiciliares, garantindo assim o direito aos benefícios para as famílias que realmente necessitam.

"Ao realizar as visitas nas áreas urbana e rural de Nova Andradina, estamos buscando entender o motivo desse aumento expressivo no número de registros de famílias unipessoais. Queremos assegurar que os benefícios do Programa Bolsa Família sejam destinados às famílias que realmente precisam, além de atualizar os dados cadastrais para que possamos oferecer um atendimento cada vez mais eficiente", destaca Delma Prado.

A medida é parte das mudanças promovidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social no Programa Bolsa Família. O ministro Wellington Dias estima que, com a reformulação do programa, aproximadamente 20 milhões de lares serão beneficiados mensalmente. A linha de pobreza também foi elevada de R$ 210 para R$ 218. Além disso, os pagamentos feitos a uma única pessoa voltarão a ser exceção, de acordo com o ministro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.