Publicado em 17/04/2017 às 20:00, Atualizado em 17/04/2017 às 21:56

NOVA ANDRADINA: Professores da REME participam de capacitação do Programa Agrinho

O programa tem como objetivo a complementação de atividades de aprendizagem para alunos do Ensino Fundamental.

Redação,
Cb image default
Foto - João Claudio 

Os professores da Rede Municipal de Ensino participaram no sábado (08), da capacitação do Programa Agrinho, desenvolvido pelo SENAR/MS em parceria com o FAMASUL, Sindicato Rural e Secretaria Municipal de Educação. O evento aconteceu na Escola Municipal Professora Efantina de Quadros.

Durante a abertura da capacitação, estiveram presentes o secretário de Educação Fabio Zanata, a subsecretária Elsa Satil, a coordenadora pedagógica Ana Paula Machado Baptista, o presidente do Sindicato Rural Hemerson Israel dos Santos, a coordenadora do Programa Agrinho no Estado Elizete Nunes e seus formadores.

O secretário de Educação do Município Fabio Zanata, agradeceu a parceria iniciada através do presidente do Sindicato Rural Hermerson Israel dos Santos, que apresentou o programa ao município, colocando o SENAR/MS a disposição, e destacou a importância da implantação do Programa Agrinho na Rede Municipal de educação, firmando o compromisso com a equipe pedagógica, com as unidades de ensino e seus professores para juntos propiciar a nossos alunos uma educação de qualidade.

O presidente do Sindicato Rural Hermerson agradeceu a administração municipal pela parceria, colocou-se a disposição na execução do programa e também agradeceu a participação dos educadores do nosso município que certamente terão muito sucesso nesse ano letivo através do Programa..

Programa Agrinho

O Agrinho é um Programa de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS) e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), desenvolvido em parceria com o Governo Estadual e com as Prefeituras por meio das Secretarias Municipais de Educação, empresas e instituições públicas e privadas.

O programa tem como objetivo a complementação de atividades de aprendizagem para alunos do Ensino Fundamental, garantindo que, ainda na fase inicial de sua formação escolar, tenham contato com assuntos que os façam fortalecer a consciência ambiental e de relevância social promovendo uma educação crítica e reflexiva.

Participam do programa crianças e jovens do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas da rede pública de ensino e seus professores.

A Coleção Agrinho está idealizada para contribuir na formação de alunos e professores pesquisadores, como sujeitos fazedores da história atual. Sua proposta explora a interdisciplinaridade na perspectiva de superar a mera transversalidade de conteúdos e temas. É composta por nove materiais destinados aos alunos e dois livros didáticos dirigidos aos professores.

Os materiais do aluno de cada ano escolar foram elaborados pelo SENAR/PR e adequados para a nossa realidade objetivando agregar valores e potencialidades presentes em nosso Estado, por meio de temas e imagens regionais, marcando o nosso território cultural, ambiental, econômico e geográfico, fundamentais para o fortalecimento do sentimento de pertencimento às raízes sul-mato-grossenses.

Fonte - Semec