Buscar

07/12/2016 às 11:27, Atualizado em 07/12/2016 às 11:29

Nova Andradina fortalece política de alimentação escolar

O encontro aconteceu na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Prefeitura de Nova Andradina.

Cb image default

Conselheiros aprovaram elaboração dos cardápios e analisaram como positiva a política municipal de alimentação escolar

Foto: Thiago Odeque/PMNA

Com a proposta de fortalecer as políticas de alimentação escolar, o setor de Nutrição da Prefeitura de Nova Andradina, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, reuniu os representantes do Conselho de Alimentação Escolar, na última quinta-feira (02), para apresentação do projeto que beneficia a Agricultura Familiar, com aquisição de alimentos para merenda e aprovação dos cardápios oferecidos na Rede Municipal de Ensino.

Organizados com as receitas, porções, valores nutricionais e modo de preparo, os cardápios são personalizados de acordo com as recomendações do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). “Avaliamos como positiva a atuação do setor de Nutrição da Prefeitura, bem como a elaboração dos cardápios e todo o trabalho desenvolvido. Acompanhamos os avanços com a inclusão de peixe, iogurte e mel à alimentação e observamos como a medida foi positiva”, analisa a presidente do Conselho Maria Aparecida Gomes dos Santos.

“Ao longo do ano letivo apostamos na inclusão de alimentos ricos em propriedades nutricionais, além de elaborar cardápios personalizados de acordo com as estações, dar atenção especial aos alunos que apresentam intolerância alimentícia e promover uma série de capacitações voltadas à equipe de merendeiras”, reforça a nutricionista Marcia Lamberti, responsável pelo setor.

Segundo a nutricionista, a iniciativa contemplou as áreas de higiene pessoal, preparação dos alimentos e a diminuição do consumo de sal, açúcar e gordura na alimentação dos estudantes. “Temos uma equipe empenhada que, somada à determinação do prefeito Roberto Hashioka, tem oferecido o melhor para os nossos alunos”, acrescenta. Na mesma linha, a secretária de Educação Nair Aparecida Lorencini Russo destaca que o município também está à frente de ações que fortalecem a Agricultura Familiar, garantindo assim, de qualidade aos estudantes.

“A legislação determina que 30% das compras públicas para atender a merenda escolar sejam da Agricultura Familiar, índice que dobramos em Nova Andradina”, menciona a nutricionista da Semec, ao elencar que a iniciativa encabeçada pelo prefeito Roberto Hashioka, fortalece a economia. “Os agricultores contribuem para o desenvolvimento regional, têm seus produtos familiares valorizados, são incentivados à organização, cooperação e formalização, além de serem incluídos social e economicamente”, complementa.

A reunião também foi acompanhada pelos conselheiros José Firmino Martins, Maria Elza da Costa Bezerra, Mara Ivâne de Oliveira Costa e Mauricio dos Santos. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Prefeitura de Nova Andradina.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.