Buscar

09/11/2016 às 12:30, Atualizado em 09/11/2016 às 11:21

NOVA ANDRADINA: Com foco na estruturação da Cultura, Semec reúne agentes culturais

Coordenadoras dos trabalhos em âmbito municipal, elas apontam que os encontros são pautados pelas dimensões e perspectivas da cultura.

Cb image default

Agentes culturais e artistas integram discussões sobre o Diagnóstico Cultural de Nova Andradina

Foto: Thiago Odeque/PMNA

No intuito de estabelecer um processo de discussão coletiva, entre gestores públicos, representantes de entidades, agentes culturais e artistas, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, promoveu na última sexta-feira (04), o primeiro encontro para levantamento do Diagnóstico Cultural de Nova Andradina, etapa inicial do processo de elaboração do Plano Municipal de Cultura.

Segundo a secretária Nair Aparecida Lorencini Russo, a fase inicial das discussões é marcada pela contextualização do município, incluindo aspectos históricos, físicos e geográficos, demográficos, econômicos e sociais. “Um Plano de cultura espelhar a força viva de uma realidade concreta na qual vive uma sociedade, com sua história, seu contexto ambiental, suas condições econômicas, sociais e culturais, suas dificuldades, limitações, vocações e perspectivas, por isso está sendo construído de forma coletiva com agentes culturais e artistas de Nova Andradina”, aponta.

Para a construção do diagnóstico, a Semec designou as profissionais Ana Lúcia Vasconcellos e Cristina Eleutério Garcia para a condução dos trabalhos. As servidoras, integraram inclusive, as discussões e formações em âmbito Estadual, acompanhando os seminários do Projeto de Apoio à Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura (Prosimc), em Campo Grande. “Este é o primeiro de alguns encontros que serão realizados para a elaboração do Diagnóstico Cultural e futuro Plano Municipal de Cultura”, apontam a servidoras, ao classificarem como positiva a etapa inicial dos encontros.

Coordenadoras dos trabalhos em âmbito municipal, elas apontam que os encontros são pautados pelas dimensões e perspectivas da cultura nas visões econômicas, sociais, cidadãs e também de gestão. “A dimensão econômica, trata do estímulo à formação de redes produtivas na perspectiva de um desenvolvimento socialmente justo e sustentável. Quanto à cidadania, assegura o acesso à memória, à cultura e à arte como condição essencial para o exercício da formação de valores sociais e cidadãos. Dimensões estas, que se somam à participação social e à perspectiva da gestão”, elencam.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.