Buscar

07/10/2016 às 14:06, Atualizado em 07/10/2016 às 12:40

NOVA ANDRADINA: Ações marcam o Dia Estadual de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A violência sexual, abuso ou exploração, pode ocorrer no ambiente intrafamiliar, quando há relação de parentesco entre vítima e agressor, e extrafamiliar quando não há uma relação de convivência familiar.

Cb image default

A passeata aconteceu pela ruas de Nova Andradina

Foto: Assessoria

Em alusão ao “Dia Estadual de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” (6 de outubro), a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias), promoveu intervenções e atividades importantes que visam sensibilizar e mobilizar a população para o enfrentamento e combate a esse tipo de violência.

Segundo dados divulgados pela secretaria, em 2015 foram registrados 40 casos de violação de direitos em decorrência de violência sexual de crianças e adolescentes, dos casos registrados, trinta e cinco casos contra meninas e cinco casos contra meninos. Em 2016, o índice caiu pela metade, com 14 casos de violência sexual de meninas e 6 casos contra meninos, dado este, que confirma as pesquisas como o sexo feminino como vulnerável.

Com o objetivo de alertar a sociedade para a proteção de crianças e adolescentes contra a violência sexual, neste ano foram realizadas palestras nas escolas com o tema “Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes da Violência Sexual”, Passeatas, Distribuições de Panfletos e Cartazes em estabelecimentos comerciais, órgãos públicos e privados.

Ainda foram desenvolvidas ações que visam envolver o Sistema de Garantia de Direito da Criança e Adolescente, com capacitações de profissionais que atuam na rede de Saúde Pública e Conselho Tutelar.

“O trabalho preventivo possibilita que muitas situações de violência sejam evitadas, conscientizando a sociedade a realizar denúncia em casos de violação de direitos de criança e adolescente” Enfatiza a coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social, Fabiana Barbosa dos Santos.

VIOLÊNCIA SEXUAL - É uma violação dos direitos sexuais, porque abusa e/ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade cronológica, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

A violência sexual, abuso ou exploração, pode ocorrer no ambiente intrafamiliar, quando há relação de parentesco entre vítima e agressor, e extrafamiliar quando não há uma relação de convivência familiar. Já o abuso, é caracterizado pela utilização do corpo de uma criança ou adolescente, por um adulto ou adolescente, para a prática de qualquer ato de natureza sexual.

A exploração sexual caracteriza-se pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção do lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. A Exploração sexual ocorre de quatro formas: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.

COMO DENUNCIAR – A Semcias reforça que em casos de denúncia há vários canais que podem ser utilizados. Pelo telefone no 0800-647-1323 ou o Disque 100, serviço de atendimento telefônico gratuito, sigiloso e que funciona 24h, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100. As denúncias também podem ser feitas na Delegacia Especializada de Proteção a Criança e ao Adolescente (DEPCA) e os Conselhos Tutelares. As denúncias podem ser anônimas, e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado pelo demandante.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.