Buscar

28/11/2022 às 12:37, Atualizado em 28/11/2022 às 11:45

MS já registrou 43,5 mil tentativas de golpes a consumidores em 2022

Tentativas de fraude entre clientes de bancos lideram o ranking

Cb image default
Golpe do Pix tem sido cada vez mais frequente (Foto: Agência Brasil)

De janeiro a setembro de 2022, Mato Grosso do Sul registrou 43.535 tentativas de fraudes contra consumidores, especialmente entre clientes do segmento de bancos e cartões. Os dados integram levantamento feito pelo Serasa Experian.

Na segunda posição, tentativas de golpe relacionadas a financeiras são as que mais se repetem. Na sequência, aparecem o setor de serviços e telefonia.

Em âmbito nacional, o Estado ocupa a 17ª posição no ranking dos Estados com maior número de crimes do time. Ao todo, o País soma 3.046.294 tentativas de fraudes de identidade contra o consumidor, o que representa média de uma tentativa a cada 8 segundos. 

 Entre as vítimas, pessoas com idade entre 36 e 50 anos foram as que mais sofreram investidas dos criminosos. Em segundo lugar, estão consumidores de 26 a 35 anos, seguidos do grupo de 51 a 60 anos e acima de 60 anos.

“Superar as 3 milhões de tentativas de fraude em nove meses do ano é um cenário bastante expressivo porque é preciso considerar que ainda temos períodos em que os golpistas costumam intensificar suas ações, como a Black Friday e o Natal. Por isso, o consumidor precisa ter cuidado redobrado e desconfiar de ofertas milagrosas, sites desconhecidos e não clicar em links estranhos, por exemplo”, alerta o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.

Confira algumas dicas para não cair em golpes:

Inclua suas informações pessoais e dados de cartão se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro.

Desconfie de ofertas com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar pegar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador.

Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminem os dispositivos com vírus para funcionarem sem que o usuário perceba.

Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências.

Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo.

Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado.

Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.