Buscar

22/06/2017 às 17:30, Atualizado em 22/06/2017 às 17:23

Ministério suspende exportação de carne do frigorífico JBS de Campo Grande

Sanitaristas encontraram problemas na carne relacionados à vacina da febre aftosa.

O Ministério da Agricultura suspendeu a exportação de carne produzida no frigorífico JBS de Campo Grande e mais quatro unidades para os Estados Unidos. As autoridades sanitárias americanas identificarem irregularidades no produto brasileiro provocadas pela reação à vacina de febre aftosa.

Também foram afetadas três plantas da Marfrig em São Gabriel (RS), Promissão (SP) e Paranatinga (MT) e uma da Minerva, em Palmeiras de Goiás (GO). De acordo com Estadão Conteúdo, a suspensão está valendo desde o dia 16 de junho e continuará até “a adoção de medidas corretivas”.

O governo trabalha agora para que as mercadorias que já foram embarcadas não sejam rejeitadas, pois o problema não oferece risco à saúde. As perdas são grandes, em especial porque os Estados Unidos foram um dos poucos países que não suspenderam a compra da carne brasileira após a Operação Carne Fraca.

No entanto, a agência responsável pela supervisão sanitária nos EUA já enviou orientação a seus inspetores determinando a rejeição de todos os produtos das cinco plantas. Os que já estiverem sido apresentados na alfândega só serão admitidos depois de passarem por re-inspeção.

Reação à vacina

Segundo o presidente do conselho da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), Antonio Camardelli, a vacina causa uma reação que provoca abscessos em alguns animais. Quando o problema é visível, a parte afetada é retirada na inspeção feita no Brasil. Mas há casos em que as marcas são internas.

Para o Estadão, Camardelli ainda destacou que os fabricantes de vacinas terão de encontrar uma solução para o problema enquanto o governo deveria enviar uma missão técnica aos EUA para discutir o assunto. “Temos de garantir a abertura desse mercado que é tão importante e demorou tanto para ser aberto”, enfatizou.

Esclarecimentos

Em nota, a JBS informou que já encaminhou os esclarecimentos solicitados pela Abiec e ressaltou que não foram encontrados problemas relativos às instalações da planta nem à qualidade do produto. Já a Marfrig disse que está adotando providências para atender às “exigências do mercado americano nos seus processos produtivos”.

Conforme a revista Veja, antes da decisão, o Brasil tinha 31 frigoríficos habilitados para exportar aos EUA, sendo 15 da JBS. Com a suspensão de três de suas plantas, a Marfrig ficará com apenas duas autorizadas a vender ao mercado americano e a Minerva ficará com quatro dos cinco estabelecimentos que produzem para exportação.

Fonte - Topmidia

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.