Buscar

02/09/2016 às 17:00, Atualizado em 02/09/2016 às 17:49

Ministério Público recomenda a candidatos não fazer propaganda eleitoral em Igrejas

A medida foi divulgada pelo Ministério Público Estadual

Cb image default

Foto - Marcos Donzeli

O Ministério Público Estadual esta recomendando aos candidatos a prefeitos e vereadores, de Nova Andradina, Batayporã e Taquarussu, que evitem a propaganda eleitoral dentro de templos religiosos e suas dependências. Segundo a recomendação do órgão, publicada no Diário Oficial do MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul), a prática pode levar a multas de R$ 2 mil a R$ 8 mil.

Pela recomendação, estão vedados os pedidos de votos – mesmo que “dissimulados” – e as manifestações de agradecimentos a candidatos às eleições municipais durante os atos religiosos. Também foi proibida a distribuição de material de campanha, a exposição de adesivos, placas, banners, cavaletes, nas dependências dos templos.

Os candidatos também não podem tomar uso da palavra à comunidade religiosa durante os cultos ou cerimônias. Pela lei, as igrejas podem entretanto organizar reuniões com os candidatos, desde que seja em horário diferente dos atos religiosos e que seja obedecida a igualdade de oportunidade a todos os candidatos.

A recomendação foi expedida pelo Promotor Eleitoral, Fabrício Secafen Mingati, da 5ª Zona Eleitoral e solicitou também a fixação das recomendações no quadro de avisos do Cartório Eleitoral. (Com informações do MP).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.