Buscar

19/10/2016 às 14:30, Atualizado em 19/10/2016 às 10:24

Mais de 90% da população brasileira viverão em cidades em 2030

A previsão é para que em 2030 seja 91,1% da população brasileira e que em 2050, a América Latina seja 86% urbana."

Mais de 90% da população brasileira devem viver em cidades no ano de 2030. Este também é o prazo para realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs.

A informação foi dada à Rádio ONU pela encarregado nacional do Programa da ONU para os Assentamentos Humanos, ONU-Habitat, no Brasil, Rayne Ferretti.

América Latina

"O Brasil está no continente mais urbanizado do mundo, que é a América Latina, e ele é o país mais urbanizado da região. De acordo com o último censo do Ibge de 2010, 84,4% da população brasileira é urbana.

A previsão é para que em 2030 seja 91,1% da população brasileira e que em 2050, a América Latina seja 86% urbana."

A especialista falou com a Rádio ONU, do Rio de Janeiro, antes do início da Conferência das Nações Unidas sobre Urbanização e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Habitat III, que começou ontem segunda-feira, em Quito, no Equador.

Desafios

Segundo Rayne Ferretti, a urbanização é vista como "uma oportunidade" e "um motor para o desenvolvimento", mas desafios ainda persistem.

Na região, ela citou desafios econômicos, "expansão desordenada", "segregação sócio-econômica", ambientais, além de questões relacionadas à saúde, segurança e efeitos da mudança climática.

Desigualdade

"São vários desafios que a gente vê não só no Brasil, como na nossa região. E a gente identifica algumas necessidades muito especiais para as cidades latino-americanas e caribenhas.

A gente fala muito dos três Rs, do redesenvolvimento urbano, que seria regeneração, renovação e a reabilitação das nossas cidades. Trabalhar na inclusão e redução de desigualdades.

A América Latina é ao mesmo tempo o continente mais urbanizado do mundo, é também o continente mais desigual do mundo e a gente não pode fechar os olhos para isso". Ferretti citou ainda que as cidades latino-americanas são "muito construídas, com pouco espaço", diferente se como se vê ainda na África e na Ásia

Fonte - Rádio Onu

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.