Buscar

22/11/2023 às 15:45, Atualizado em 22/11/2023 às 14:43

'Juma' narra documentário gravado em MS sobre três onças-pintadas

O projeto será lançado no Brasil pela Boulevard Filmes no dia 30 de novembro nos cinemas

Cb image default
Divulgação

O documentário 'Diário de uma Onça', produzido por WCP em coprodução com Ventre Studio e Globoplay, narra a jornada verídica de três onças-pintadas através de uma perspectiva inédita: o relato em primeira pessoa. Intérprete de 'Juma' no remake da novela ‘Pantanal’, a atriz Alanis Guillen assume a narração e dá voz a Leventina, uma jovem onça-pintada que precisa se proteger de predadores e da ameaça humana.

O projeto será lançado no Brasil pela Boulevard Filmes no dia 30 de novembro nos cinemas, e estreia na plataforma de streaming da Globo em 6 de dezembro.

O longa, que contou com mais de 200 horas de material bruto filmado ao longo de três anos, é dirigido por Joe Stevens, reconhecido por seus trabalhos de nature documentaries como ‘Earth at Night’ (AppleTV+); Mario Haberfeld, ex-piloto de fórmula 1 e fundador da ONG Onçafari; e Fábio Nascimento, cineasta e fotógrafo documental.

‘Diário de Uma Onça’ teve grande parte das filmagens realizadas na reserva ecológica Caiman, no Pantanal Sul-mato-grossense, com grande apoio do Onçafari, que forneceu pesquisas e deu estrutura à equipe. Além disso, o filme contou também com o patrocínio responsável das empresas ISA CTEEP e FAIRFAX Seguros.

Essa coprodução WCP, Ventre Studio e Globoplay estreia nos cinemas dia 30 de novembro, em comemoração ao Dia Nacional da Onça Pintada (29 de novembro), e logo na semana seguinte a obra chega à plataforma de streaming Globoplay (06/12).

Sinopse

Numa linguagem inédita e empolgante, ‘Diário de uma Onça’ inova ao contar a jornada verídica de três gerações de onças pintadas que sobreviveram no Pantanal graças ao trabalho de um grupo de biólogos da ONG Onçafari. Pelo ponto de vista da jovem onça Leventina, conhecemos a trajetória de Fera, sua avó e a primeira onça a ser reintroduzida com sucesso no mundo, e Ferinha, sua resiliente mãe.

Fera foi resgatada quando era apenas um filhote, após sua mãe ser morta em um acidente causado pelo homem. Passou pelo processo de reintrodução à natureza nos recintos do Onçafari e, quando estava pronta, foi solta. Fera conseguiu aprender a caçar e sobreviver, tornando o experimento de reintrodução à natureza um sucesso. Não demorou para que tivesse Ferinha, que mais tarde deu cria à Leventina – quem nos guia por essa aventura na voz da atriz Alanis Guillen. Ainda filhote, Leventina perde seu irmão e é abandonada por Ferinha ainda muito pequena. Agora, sozinha na imensidão do Pantanal, ela terá que fazer o mesmo que suas ancestrais e lutar por sua própria vida a cada dia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.