Buscar

17/06/2023 às 09:42, Atualizado em 16/06/2023 às 17:45

Inverno promete estiagem e dias frios mais espaçados em Mato Grosso do Sul

Chuvas acima do esperado devem cair apenas na região oeste do Estado, em agosto

O inverno ainda não chegou, mas deu para sentir a prévia com as temperaturas baixas desta semana em todo Mato Grosso do Sul. A estação mais fria do ano começa oficialmente daqui a cinco dias, exatamente às 10h58 de 21 de junho.

O sul-mato-grossense pode esperar dias frios mais espaçados e com temperaturas baixas menos intensas este ano, de acordo com o meteorologista da Capital, Natálio Abrahão.

Além disso, pode haver estiagem intensa em todo o Estado no período. Há, no entanto, indicativo de chuvas pouco acima do esperado em agosto a oeste, nos municípios de Corumbá, Miranda, Porto Murtinho e Bonito.

Será preciso recorrer aos casacos e cobertores mais quentinhos em julho, pois pode gear entre os dias 12 e 18, "com o avanço de massa de ar polar trazendo temperaturas congelantes e ventos acima de 40 km/h, elevando a sensação térmica no centro, sul, sudoeste e leste do Estado", explica o meteorologista.

Ponta Porã, Amambaí, Dourados, Paranhos, Eldorado, Mundo Novo, Maracaju, Rio Brilhante, Sidrolândia, Sete Quedas e outras cidades situadas no centro-sul do Estado devem registrar as geadas com temperaturas menores que 5ºC.

Inversões térmicas - Nevoeiros, neblinas e névoas secas vão ser vistos com mais frequência neste inverno, segundo a previsão, devido às inversões térmicas.

"Nesta estação, será constante e frequente a redução da visibilidade e formação de névoas, fumaças e nevoeiros. No sul do Estado, será consistente", indica o prognóstico.

El Ñino - O fenômeno que decorre do aquecimento das águas do Oceano Pacífico poderá se manifestar com intensidade a partir de julho, fazendo com que temperaturas baixas não sejam contínuas, ou seja, pode haver menos dias frios.

Natálio Abrahão ressalva que, em julho de 2016, mesmo ocorrendo El Ñino, Campo Grande apresentou mínima de 5,3ºC; Cassilândia, 2,8ºC; Ponta Porã, 3,6ºC; e Rio Brilhante, 0,7ºC.

Para comparar, o meteorologista cita que o inverno mais quente em Mato Grosso do Sul foi o de 2008. A menor temperatura mínima no Estado foi de 7,2ºC naquele ano, em Rio Brilhante.

Com informações do Campograndenews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.