Buscar

19/10/2023 às 11:30, Atualizado em 19/10/2023 às 10:45

Helicóptero do Governo de MS atua no combate aos incêndios florestais no Amazonas

A determinação do governador Eduardo Riedel é que os trabalhos do helicóptero com os militares de Mato Grosso do Sul continuem até que o incêndio no Amazonas seja controlado.

Cb image default
Foto - Reprodução Sejusp

O Governo de Mato Grosso do Sul está auxiliando o Amazonas no combate aos incêndios florestais de grandes proporções que acontecem naquele Estado. Desde o início do mês passado uma aeronave da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e cinco militares da CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo) atuam diretamente no combate às chamas que atingem a floresta amazônica.

A aeronave da segurança pública de Mato Grosso do Sul, modelo H-125 e denominada ‘Esquilo’, é fabricada pela Airbus e possui um helibalde, equipamento em formato de cesto e mais popularmente conhecido como ‘bambi-bucket’, que tem capacidade de transportar 820 litros de água e despejar nos focos de incêndios.

“Auxilia bastante tanto para fazer o combate ao incêndio em áreas de difícil acesso como também para refrigerar as equipes de terra quando o fogo está muito intenso e há essa necessidade”, explica o coordenador da CGPA, coronel PM Rosalino Gimenez Filho, que está atuando no Amazonas.

Gimenez ressalta que a aeronave desenvolve os trabalhos de combate aos focos principalmente mais próximo das regiões mais habitadas em Manaus.

“O helicóptero permite fazer os lançamentos de jatos d´água de forma bem precisa, eliminando os focos de incêndios próximos às comunidades e residências ameaçadas pelo fogo. Todos os dias a equipe se desloca para esses locais. Também conduzimos bombeiros militares e brigadistas para as áreas, além de transportar mantimentos para as equipes que atuam no combate por solo”, detalha o coronel.

Além dessa aeronave, Mato Grosso do Sul possui mais duas aeronaves de mesmo modelo e porte, com equipamentos que vão desde transporte aeromédico até o combate à incêndios florestais, possibilitando também atuações em missões de segurança pública de maneira geral, em especial nas fronteiras e divisas do Estado.

A determinação do governador Eduardo Riedel é que os trabalhos do helicóptero com os militares de Mato Grosso do Sul continuem até que o incêndio no Amazonas seja controlado.

Com informações do site do Governo do MS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.