Buscar

24/05/2017 às 14:00, Atualizado em 24/05/2017 às 12:33

Governo do Estado promove policiais e forma 171 novos sargentos da Polícia Militar

Os novos sargentos foram promovidos durante cerimônia militar.

Cb image default
Foto: Divulgação Polícia Militar

A Polícia Militar realizou nesta terça-feira (23.5), a formatura de 171 novos sargentos, de terceira graduação (3º Sgt PM). Com essa formatura aumentou para 2.942 policiais militares que nos últimos dois anos e quatro meses foram incorporados e promovidos, entre soldados, cabos e sargentos, por meio de cursos e também por merecimento. Segundo o governador Reinaldo Azambuja, a qualificação dos policiais e o aparelhamento da Segurança Pública, no âmbito de todos seus órgãos (PM, Polícia Civil, Bombeiros e Agepen) estão recebendo investimentos de mais de R$ 114 milhões neste período de governo.

Em maio de 2015 foram formados 822 soldados. Em junho de 2016, mais 106 novos soldados foram incorporados, totalizando 928 praças. No quadro de graduados, em 2015, a PM formou 120 cabos em março e outros 115 em junho. Em 2016 foram formados mais 507 cabos e em abril deste ano estão concluindo o curso de formação 369 policiais militares, totalizando 1.111 cabos. Ao posto de sargento, em 2015, foram 105 em março e 107 em agosto. Ainda em 2015, no mês de novembro, tiveram ascensão ao posto de sargento por merecimento 151 policiais, totalizando, com a formatura de 171, nesta terça-feira, 903 novos sargentos.

O sargento exerce função de gestão na base da instituição, comandando viaturas, sendo escrivão de inquéritos policiais militares e sindicâncias. É o elo dos oficiais com os cabos e soldados, que são a base da Polícia Militar. A nova turma do Curso Formação de Sargentos recebeu o nome do Cabo PM Cristiano Vargas Ramos (In Memorian)

Os novos sargentos foram promovidos durante cerimônia militar. Além do recebimento das divisas, os formandos homenagearam personalidades que contribuíram para suas qualificações profissionais, entre elas o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, que destacou as ações do Governo do Estado na estruturação da PM dentro do plano que busca suprir a defasagem nas promoções nos quadros da corporação.

“A segurança pública, para ser efetiva precisa de investimentos e de policiais preparados e bem qualificados e isso que nós estamos buscando a cada dia. Hoje podemos ver a alegria dos novos terceiros sargentos sendo promovidos e observar que pudemos possibilitar o direito à ascensão da carreira militar, e quem ganha, é a população de Mato Grosso do Sul”, enfatizou Barbosa.

Conforme comandante-geral da PMMS, coronel Waldir Ribeiro Acosta, estes novos policiais militares graduados estão preparados para respostas aos conflitos sociais e contribuirão para a redução da criminalidade, proporcionando uma maior sensação de segurança melhorando ainda mais o atendimento à população do Estado de Mato Grosso do Sul.

O terceiro sargento Mario Sergio Flores do Couto, orador oficial da turma, agradeceu a oportunidade para participar do curso. “É com grande entusiasmo que venho aqui em nome da turma agradecer e externar a nossa gratidão nesse momento tão especial para nós. Agradecer a todos que direta ou indiretamente contribuíram para nossa formação, afinal precisamos continuar na labuta fazendo valer nosso papel constitucional em prol da sociedade sul-mato-grossense, pois não há outro jeito de se fazer segurança pública senão em parceria com a comunidade”, afirmou o sargento.

O curso de Formação de Sargentos teve duração de cinco meses, entre janeiro a maio de 2017, os novos 3º sargentos puderam aprimorar suas habilidades, conhecimentos e atitudes de liderança, necessários ao exercício da nova função. Se destacaram dentro do curso, o primeiro colocado 3º sargento Luiz Octávio Bittencourt de Calais, ocupou o segundo lugar o 3º sargento Cleito Vlademir dos Santos e o terceiro colocado foi o 3º sargento Anderson Barbosa que receberam suas divisas das autoridades presentes.

Fonte: Polícia Militar de Mato Grosso do Sul

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.