Buscar

06/12/2016 às 14:32, Atualizado em 06/12/2016 às 15:09

Funasa realiza mobilização contra dengue em MS

Na segunda-feira, (05.12), como continuidade das atividades de combate ao mosquito, agentes de saúde da Sesau, realizaram vistoria para identificarem possíveis criadouros do mosquito no prédio da Funasa em MS.

No dia de mobilização nacional contra o Aedes Aegypti, 02 de dezembro, última sexta-feira, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da superintendência Estadual de Mato Grosso do Sul (Suest/MS) lançou a campanha “Funasa sem Mosquito – Toda sexta é dia de Mutirão Nacional de Combate”, objetivando a mobilização dos servidores e demais colaboradores da instituição quanto à operacionalização das ações de intensificação de vigilância para eliminação de possíveis focos e proliferação do Aedes aegypti.

Nesse sentido, a Funasa, realizou na última sexta-feira, atividade para colocar em alerta as preocupações para o combate ao mosquito responsável pela transmissão não só da dengue, como também da zika vírus e da febre chikungunya.

De acordo com o técnico do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam) da Funasa em MS, Bento Machado, “essa atividade faz parte da realização de ações rotineiras de prevenção e eliminação dos focos do mosquito nos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal”. Segundo Machado, entre as ações, estão a adoção de providências para mobilizar os servidores públicos com campanhas educativas, vistorias e limpeza nas áreas internas, externas e no entorno do prédio da instituição do Mato Grosso do Sul.

Além disso, nesse dia de combate ao Aedes, uma parceria entre Funasa, Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, Comando Militar do Oeste, Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) por meio Centro de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV), mobilizou colaboradores de todos esses órgãos a realizaram em frente ao prédio da Fundação em MS, um chamamento à população para os perigos dessas doenças pelo mosquito, através de blitz educativa. Na ocasião, servidores distribuíram panfletos e revistas educativas explicando aos campo-grandenses sobre informações preventivas, para que todos possam tomar medidas efetivas contra o Aedes e convidando-os, ainda, para fazerem parte nessa luta contra o mosquito.

“É importantíssimo que a população participe dessa batalha”, afirma a agente de saúde Cristina Zelladi, que diariamente visita residências, depósitos, terrenos baldios, para buscar focos endêmicos, além de fazer inspeção em caixas d’água, calhas, telhados e demais possíveis agentes que podem conter criadouros.

Em Mato Grosso do Sul, 71 municípios, de um total de 79 do estado, demonstram alta incidência do mosquito Aedes aegypti, o que coloca essas cidades com risco de sofrerem epidemias das doenças transmitidas pelo vetor, segundo a coordenadoria estadual de controle de vetores.

Em Campo Grande a ação do dia nacional de mobilização contra a dengue contou também com a presença do ministro-chefe de Gabinete de Segurança institucional do Brasil, Sérgio Etchgoyen, que veio à Capital entregar quatro veículos que irão auxiliar nos trabalhos de eliminação dos focos do mosquito, doados pelo Ministério da Saúde para a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Na segunda-feira, (05.12), como continuidade das atividades de combate ao mosquito, agentes de saúde da Sesau, realizaram vistoria para identificarem possíveis criadouros do mosquito no prédio da Funasa em MS.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.