Buscar

26/07/2017 às 08:00, Atualizado em 25/07/2017 às 19:39

Encceja será aplicado em 21 cidades de Mato Grosso do Sul

Inscrições começam em agosto.

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) será aplicado em 21 municipios de Mato Grosso do Sul. As provas serão no dia 8 de outubro e as inscrições podem ser feitas entre os dias 7 e 18 de agosto no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

No país a prova será realizada em 546 municípios de todos os estados. As cidades teriam sido escolhidas, de acordo com a Agência Brasil, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação que informaram a demanda para a realização do exame.

Em MS as cidades são Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Caarapó, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Iguatemi, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Três Lagoas.

O exame é para estudantes residentes no Brasil que desejam obter a certificação dos ensinos fundamental ou médio. Até 2016, estudantes maiores de 18 anos poderiam utilizar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para conseguir o diploma do ensino médio. Essa certificação a partir de 2017 será feita exclusivamente pelo Encceja, que é aplicado tanto no país quanto no exterior para a certificação de conclusão do ensino fundamental.

Ainda de acordo com a Agência Brasil, o Encceja pode ser feito por pessoas com pelo menos 15 anos, no caso da certificação do ensino fundamental, e 18 anos, para a certificação do ensino médio. O exame tem quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação. Para fazer inscrição, é preciso ter os números do CPF e do documento de identidade.

O Encceja também será realizado neste ano, em datas diferentes, para residentes no exterior, adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.