Publicado em 18/04/2017 às 16:01, Atualizado em 18/04/2017 às 13:24

Em carta, Papa Francisco recusa convite de Temer para vir ao Brasil

Pontífice pediu que presidente evite tomar medidas contra os pobres.

Redação,
Cb image default
Foto - Reprodução Internet

Um convite formal enviado pelo governo Federal para que o Papa Francisco viesse participar da celebração de 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida, no Brasil, foi recusado em carta pelo próprio líder do Vaticano nesta segunda-feira (17).

A informação foi publicada pelo jornalista Gerson Camarotti, da Globo News. Segundo a publicação, Francisco teria recebido o convite do governo ao fim de 2016. As celebrações ocorrem este ano.

Na carta, o Papa pede que o presidente Michel Temer (PMDB) evite tomar medidas que agravem a situação da população carente no Brasil, receitando que o remédio para a financeira "vai muito além da esfera meramente financeira".

"Sei bem que a crise que o país enfrenta não é de simples solução, uma vez que tem raízes sócio-político-econômicas e não corresponde À Igreja dar uma receita concreta para algo tão complexo", escreveu o Pontífice.

"Porém não posso deixar de pensar em tantas pessoas, sobretudo os mais pobres, que muitas vezzes se veem completamente abandonados e costumam ser aqueles que pagam o preço mais amargo e dilacerante de algumas soluções fáceis e superficiais para crises que vão muito além da esfera meramente financeira", acrescentou.

Entretanto a recusa ao convite não teve caráter político. Francisco teria cancelado a visita ao Brasil devido a sua intensa agenda, que o impediria de visitar o país ainda este ano.

Em setembro passado, na inauguração de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida no Vaticano, o Pontífice já havia dito que o Brasil passava por um "momento triste". Um mês antes, Francisco enviara uma carta não oficial em apoio a Dilma Rousseff.