Buscar

28/07/2023 às 06:30, Atualizado em 27/07/2023 às 15:53

Eleição para reitor e diretor-geral de campus do IFMS será em setembro

A data de votação será no dia 6 de setembro, quarta-feira

A Comissão Eleitoral Central definiu, nesta semana, o cronograma do processo de escolha dos novos dirigentes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) pelos próximos quatro anos. O calendário eleitoral foi homologado pela Resolução n° 049/2023 do Conselho Superior.

A data de votação será no dia 6 de setembro, quarta-feira.

As inscrições de candidatos ao cargos de reitor e diretor-geral de campus deverão ser feitas nos dias 3 e 4 de agosto. Já o período de campanha eleitoral, em que servidores e estudantes poderão conhecer a proposta de cada candidato, será entre 15 de agosto e 1º de setembro.

Os debates estão previstos para os dias 4 (diretor-geral) e 5 de setembro (reitor). Há previsão de transmissão on-line ao vivo.

“As datas foram estabelecidas respeitando o prazo legal de noventa dias para a conclusão do processo, mas também para permitir à comunidade tempo suficiente para se apropriar de como esse processo irá ocorrer e, principalmente, dos Planos de Gestão dos candidatos”, explica Tânia Brizueña, presidente da Comissão Central.

O cronograma definido é ligeiramente diferente daquele apresentado pela Comissão Preparatória, homologado pela Resolução Cosup nº 24/2023. A alteração está amparada em dois pareceres da Procuradoria Jurídica do IFMS (Parecer 159/2023 e Parecer 161/2023) que tratam da contagem do prazo do processo eleitoral, conforme o Decreto nº 6.986/2009.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.