Buscar

27/11/2022 às 15:43, Atualizado em 27/11/2022 às 15:33

Diplomação dos candidatos eleitos será restrita a convidados e imprensa

Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul confirma cerimônia dia 19 de dezembro só para credenciados

Os candidatos eleitos no primeiro e no segundo turno das eleições de 2022 terão a cerimônia de diplomação realizada pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), no dia 19 de dezembro, às 19h30.

A Corte ressaltou que a solenidade será restrita a convidados e profissionais de imprensa previamente credenciados. Serão disponibilizadas três credenciais para veículos de TV e duas para os demais veículos.

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta quem são, efetivamente, os eleitos e os suplentes com a expedição e disponibilização do diploma devidamente assinado, habilitando-os a assumir e exercer os respectivos mandatos eletivos. A cerimônia compete aos órgãos colegiados da Justiça Eleitoral.

Posse – A posse do governador eleito Eduardo Riedel (PSDB) será realizada no dia 1º de janeiro de 2023, ainda sem horário confirmado. Mas o atual governador Reinaldo Azambuja (PSDB) já ressaltou que fará a passagem de faixa na Assembleia Legislativa. A data também marcará a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília (DF).

Já os senadores, deputados federais e deputados estaduais eleitos tomam posse no dia 1º de fevereiro de 2023, em suas respectivas casas de lei. Após a cerimônia ocorre a votação da Mesa Diretora da nova legislatura do Congresso Nacional e também da Assembleia Legislativa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.