Buscar

19/10/2023 às 06:31, Atualizado em 18/10/2023 às 17:49

Dia D do Vestir Rosa: Prefeitura une forças para a conscientização no Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa, que surgiu nos anos 90 nos Estados Unidos, se espalhou pelo mundo como um alerta para a importância da detecção precoce do câncer de mama e colo do útero.

Cb image default
Divulgação

No mês de outubro, Nova Andradina adere a cor rosa, e as secretarias municipais de Assistência Social e Saúde e, Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulher se uniram em uma ação conjunta para mobilizar e sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. O "Dia D do Vestir Rosa", que ocorreu nos dias 16 e 17, como forma de chamar a atenção para essa causa nobre.

O movimento Outubro Rosa, que surgiu nos anos 90 nos Estados Unidos, se espalhou pelo mundo como um alerta para a importância da detecção precoce do câncer de mama e colo do útero. A cor rosa simboliza a luta contra essas doenças e a busca por mais informações, prevenção e tratamento.

A iniciativa envolveu os servidores públicos municipais e gestores, que se vestiram de rosa com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a relevância do auto exame, da mamografia, do papanicolau e das consultas médicas regulares.

O prefeito Gilberto Garcia destacou a importância desse esforço conjunto: "A prefeitura está empenhada em promover a saúde e o bem-estar de nossos cidadãos. O Dia D do Vestir Rosa é um momento de união e solidariedade, no qual queremos lembrar a todos que a prevenção é a melhor forma de combater essas doenças. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura”.

Além disso, a primeira-dama Joana Darc Bono Garcia ratificou a relevância desse esforço conjunto das secretarias de Assistência Social e Saúde e, Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulher. "Estamos juntos nessa luta, pois sabemos que a conscientização é a chave para a prevenção. O Outubro Rosa é uma oportunidade de lembrar a todos que a saúde deve estar em primeiro lugar e, ações como essa encorajam mulheres para fazer o autoexame", frisou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.