Buscar

02/02/2017 às 20:00, Atualizado em 02/02/2017 às 16:56

Del Nero vai à Justiça contra ex-árbitro que acusou CBF de ajudar Palmeiras

Se for processado e condenado, Mendes, que preside o Sintrace (Sindicato dos Trabalhadores da Arbitragem Esportiva do Estado do Rio de Janeiro), pode ser preso de seis meses a dois anos, e pagar multa.

A afirmação de um ex-árbitro de que o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, pressiona a arbitragem para que não cometa erros em jogos do Palmeiras foi parar na Justiça. Del Nero e a CBF estão interpelando Marçal Rodrigues Mendes para que explique as declarações, no que pode resultar em ação por calúnia (imputar falsamente a alguém algo que seja considerado crime).

Se for processado e condenado, Mendes, que preside o Sintrace (Sindicato dos Trabalhadores da Arbitragem Esportiva do Estado do Rio de Janeiro), pode ser preso de seis meses a dois anos, e pagar multa.

Mesmo assim, ele não retira uma vírgula do que disse em novembro do ano passado, durante audiência pública promovida pelo Ministério Público do Trabalho, no Rio de Janeiro, que tratava dos problemas da arbitragem no Brasil.

Na ocasião, afirmou que árbitros eram retirados da escala se errassem contra o Palmeiras, time do qual Del Nero é conselheiro. Por isso o cartola decidiu ir à Justiça. “Até agora não recebi nada desse processo. A CBF sabe onde moro, não tenho medo. E tem mais, eu posso viajar para o exterior tranquilamente”, disse Mendes ao blog, por telefone, em provocação a Del Nero.

O presidente da CBF, por orientação de advogados, não deixa o Brasil desde maio de 2015, quando estourou a investigação do Departamento de Justiça dos EUA contra cartolas do futebol, acusados de corrupção — dezenas foram presos, entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin. Del Nero é um dos investigados, mas nega ter recebido propina para negociar direitos comerciais de torneios que ajuda a organizar.

“Não tenho medo, vamos ver quem é mais macho. Os árbitros precisam ter autonomia. A CBF precisa negociar patrocínio para a seleção brasileira, não para a arbitragem. Queremos independência, por isso acionei o MP. Não há uma hierarquia estabelecida para a CBF punir árbitros. Qual a relação profissional entre CBF e árbitros?”, disse Mendes.

Por meio da assessoria, a CBF informou que ''devido às manifestações inverídicas, injuriosas e ofensivas feitas pelo referido, estão sendo tomadas as medidas legais cabíveis''.

Pressão

Mendes é desafeto antigo da CBF. Ele já acionou o Ministério Público para que fosse investigado como são feitas as escalas da arbitragem nacional, que segundo ele não têm regras claras. O MP abriu um inquérito, mas até agora não houve avanço no processo.

“Não é uma pressão somente para o Palmeiras, é para São Paulo [estado] inteiro. Quando aconteceu um erro de arbitragem a favor do Fluminense sobre o Corinthians, dias depois a CBF mudou a comissão de arbitragem. Caiu toda a comissão”, disse Mendes — Del Nero presidiu a Federação Paulista de Futebol (FPF) por 12 anos .

O caso a que ele se refere aconteceu em 25 de setembro, quando o Fluminense venceu o Corinthians por 1 a 0, pelo Brasileiro, com gol de Cícero, em lance que houve impedimento do zagueiro Gum.

Dois dias depois, a CBF anunciou que Sérgio Corrêa deixava a presidência da comissão de arbitragem, substituído por Marcos Marinho, que ocupou o mesmo cargo na FPF. O jogo já era tenso porque três dias antes, também na arena corintiana, mas pela Copa do Brasil, o time paulista venceu por 1 a 0, e os cariocas reclamaram de dois pênaltis não marcados.

Fonte - UOL

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.