Buscar

02/12/2016 às 17:30, Atualizado em 02/12/2016 às 16:23

Conselho Municipal de Saúde de Batayporã fala sobre fechamento da Unidade Hospitalar São Lucas

O conselho Municipal de Saúde tem realizado seu papel como órgão fiscalizador.

No dia 31 de novembro de 2016 (quarta-feira) o Conselho Municipal de Saúde de Batayporã teve como uma das pautas o fechamento do Unidade Hospitalar São Lucas. Desde os primeiros rumores do fechamento do Hospital membros do CMS vem dialogando com o prefeito Luiz Alberto Sãovesso, com o Gestor em Saúde Paulo Monteiro Mingotti e com membros da direção do Hospital, com intuito de procurar meios para que o hospital não fosse fechado. No entanto, em decorrência do não repasse financeiro do executivo a esta Unidade o fechamento foi inevitável. O CMS vai oficio questionou o atual gestor sobre o fechamento do hospital e as providencias tomada para que não deixe o usuário em atendimento.

Em resposta, o Gestor em Saúde Paulo Monteiro Mingotti informou que foram realizadas gestões, sejam através de ofícios junto ao Ministério Público, Direção Clínica da Unidade Hospitalar São Lucas, Coordenadoria Estadual de Controle, Fundação Serviços de Saúde Nova Andradina (FUNSAU), Secretaria de Saúde do Estado do MS, Avaliação de Auditoria e registo na reunião da CIR e CIB no mês de novembro com finalidade de informar os fatos, e externar toda preocupação, visando também sensibilizar a gestão em saúde Estadual sobre a necessidade financeira para ajudar a amenizar ou sanar a situação de hoje está demostrada. Com Relação ao atendimento dos usuários, os casos eletivos têm como porta de acesso as Estratégias de Saúde da Família, durante horário de expediente, e para urgência e emergência passou a ser o Hospital Regional de Nova Andradina, que sensível a dificuldade exposta não está dificultando em nada o atendimento aos Usuários de Batayporã.

Diante disso o CMS de Batayporã ira encaminhar ao Ministério Público, Ministério da Saúde, Auditoria em Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, Conselho Estadual de Saúde toda documentação das ações realizadas por este conselho, bem como sustentar a sensibilização da gestão de saúde do Estado sobre a necessidade financeira que assola nosso município, e que está refletindo diretamente no atendimento à população.

O conselho Municipal de Saúde tem realizado seu papel como órgão fiscalizador, e tem acompanhado o desenvolvimento das ações e dos serviços de saúde e fazendo os devidos encaminhamentos aos respectivos órgãos, conforme legislação vigente.

Atualmente o Conselho Municipal a reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde acontece sempre na última quarta-feira do mês as 8h00min na Avenida Brasil s/n (ao lado do CIAT), e que as reuniões são abertas ao público. (Com informações do Conselho Municipal de Saúde).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.