Buscar

08/11/2023 às 08:00, Atualizado em 07/11/2023 às 20:04

Com títulos irregulares, 36 mil correm risco de não votar na eleição de 2024

Eleitores de 28 municípios de MS têm até maio de 2024 para reativar seus títulos eleitorais

Cb image default
Título eleitoral do Brasil (Foto: Divulgação/Agência Brasil

Mais de 36 mil eleitores em Mato Grosso do Sul correm o risco de não votar nas eleições municipais de 2024 se não regularizarem seus títulos eleitorais até o dia 8 de maio. A situação decorre do cancelamento das inscrições eleitorais após a não participação em revisões do eleitorado realizadas em 2019 e 2020. Essas revisões foram parte do Programa de Identificação Biométrica do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

No período mencionado, segundo o site Campograndenews, mais de 2.5 milhões de inscrições de eleitores em todo o Brasil foram canceladas devido à ausência nas convocações revisionais. Isso afetou cerca de 1.650 municípios de 15 estados da Federação.

Em Mato Grosso do Sul, a Justiça Eleitoral conduziu revisões em 28 municípios. Em 2019, 19 municípios passaram pelo processo, como Corumbá, Três Lagoas e Chapadão do Sul. Em 2020, sete municípios foram afetados, incluindo Bodoquena, Costa Rica e Douradina.

Já em 2019 e 2020, dois municípios, Dourados e Itaporã, também passaram pelo processo de revisão.

Pandemia - Devido à pandemia da covid-19, o TSE suspendeu temporariamente os cancelamentos de inscrições eleitorais resultantes das revisões realizadas em 2019 e 2020, permitindo que esses eleitores votassem nas eleições municipais de 2020 e nas eleições gerais de 2022.

Entretanto, após esses pleitos, as inscrições eleitorais foram novamente consideradas canceladas.

Regularização - A Justiça Eleitoral convoca todos os eleitores afetados por essa situação a comparecerem ao cartório eleitoral ou a um posto de atendimento para reativar seus títulos eleitorais. A regularização pode ser feita por meio do site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, por meio do link "Situação Eleitoral".

Além disso, os eleitores podem usar a câmera de seus celulares para ler o QR Code disponível, que os direcionará para a página de "Situação Eleitoral". Outra opção é comparecer pessoalmente ao cartório eleitoral ou a um posto de atendimento para obter assistência na regularização de seus títulos eleitorais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.