Buscar

22/07/2017 às 10:00, Atualizado em 21/07/2017 às 23:00

Bombeiros dão dicas para prevenir incêndios florestais durante tempo seco em MS

Limpar terrenos com fogo é crime ambiental e os focos de incêndio podem se espalhar.

Cb image default
Baixa umidade do ar no estado influencia na formação de queimadas (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

A onda de frio que chegou em Mato Grosso do Sul nesta semana fez com que pelo menos 19 municípios fossem atingidos por geadas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fenômeno 'queima' a vegetação e faz com que ela fique mais seca. Essa condição combinada com a baixa umidade do ar favorece ocorrências de incêndios florestais.

Criar aceiros nos terrenos a partir da limpeza da vegetação em um espaço de 1,5 m para evitar queimadas vizinhas, pode evitar que, em caso de incêndio, as chamas se espalhem. Também é necessário recolher folhas secas e não jogar bitucas de cigarro em locais onde há plantação.

Com o objetivo de prevenir queimadas tanto na área rural quanto na urbana, os bombeiros alertam os moradores sobre os perigos de limpar terrenos com fogo. Além de ser crime ambiental, a baixa umidade faz com que os focos de incêndio se espalhem mais rápido.

Outra orientação dos bombeiros é evitar descuidos que podem ser determinantes para causar incêndio. Deixar algo com fogo, como uma vela, por exemplo, perto de madeira, papel e tecido.

Como há mais possibilidades de focos de incêndios com a volta do calor, os militares já estão monitorando as áreas para prevenir incêndios. Segundo o tenente coronel Waldemir Moreira Júnior, atemperatura, vento e umidade relativa do ar influenciam diretamente na formação e propagação das queimadas.

O número para relatar princípios de incêndio é o 193, do Corpo de Bombeiros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.