Buscar

28/06/2023 às 13:00, Atualizado em 28/06/2023 às 14:53

ARTIGO: O grande legado de Joseph Smith

Por - Wilson Aquino

Cb image default
Divulgação

Em 1820, Joseph Smith, um garoto pobre e semianalfabeto de apenas 14 anos, residente em Palmyra, Condado de Ontário, Nova York/EUA, encontrava-se diante de inúmeros pregadores que tentavam "fisgar" pessoas e famílias para as suas religiões. Ele foi tomado por uma grande dúvida: em qual delas deveria se filiar? Foi então que, por intermédio das Escrituras em Tiago 1:5 ("E se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, sem repreender, e ser-lhe-á dada"), encontrou uma maneira de obter a resposta.

Essa Escritura iluminou seu coração como um raio de luz. Ele se preparou para ir a um bosque próximo à sua casa, a fim de orar ao Senhor, na esperança de receber a orientação que desejava.

Para sua surpresa, enquanto estava ajoelhado no bosque, sozinho, Joseph Smith presenciou uma aparição divina que deu um novo rumo à história da humanidade. Tempos depois, já como um homem formado, Joseph traduziu manuscritos antigos, revelados pelo Senhor, que deram origem ao Livro de Mórmon, impresso pela primeira vez em 26 de março de 1830, dez anos após a aparição divina.

Esse livro representa a mente e a vontade de Deus para as pessoas nestes últimos dias. Nossa geração tem o privilégio de ouvir a avaliação que o próprio Senhor faz desse grandioso livro: "O Livro de Mórmon contém um registro de um povo decaído e a plenitude do evangelho de Jesus Cristo para os gentios e também para os judeus. Foi dado por inspiração e é conferido a outros por meio do ministério de Anjos, sendo proclamado por eles ao mundo, provando que as sagradas escrituras são verdadeiras, que Deus inspira os homens e os chama para Sua santa obra, nesta época e nesta geração, assim como fez em gerações passadas" (Doutrina e Convênios 20:9-11).

Logo após superar todos os desafios e perseguições de bandidos que tentaram roubar as placas de ouro que originaram o Livro de Mórmon, Joseph Smith recebeu outra grande missão do Senhor: restaurar Sua igreja na Terra, depois do longo período de apostasia que o mundo enfrentou ao rejeitar os Apóstolos do Senhor.

Em abril, um mês após o lançamento oficial do livro, Joseph organizou a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias por orientação do Senhor. Essa instituição nunca teve e não possui clero remunerado.

A igreja começou a crescer rapidamente. A alegria especial de seus membros por pertencerem à Igreja de Jesus Cristo e por finalmente conhecerem e viverem o Evangelho restaurado passou a incomodar muitas pessoas, que começaram a perseguir os santos.

Muitas pessoas e famílias pareciam aguardar inconscientemente essa ação de Deus de restabelecer o sacerdócio na Terra e trazer à tona a confirmação de Sua Palavra já estabelecida e clara na Bíblia. Não foi por acaso que muitas famílias, especialmente da Inglaterra, ao receberem a notícia do Livro de Mórmon - Outro Testamento de Jesus Cristo, venderam tudo o que tinham e se mudaram para os EUA, onde Joseph iniciava o estabelecimento da igreja.

Para muitos, hoje em dia, a fé que moveu famílias de todas as classes sociais, levando-as a deixar suas cidades e países para se unirem à igreja de Cristo, é mais uma das inúmeras provas de que o Livro de Mórmon e a Igreja de Cristo são verdadeiros.

A fúria contra os santos crescia cada vez mais, principalmente entre membros de outras denominações religiosas e políticas. Tanto que nos meses de novembro e dezembro de 1833, os santos foram expulsos do condado de Jackson. Muitos foram mortos, atacados por multidões enfurecidas.

As perseguições e mortes atingiram um ponto tão extremo que, em 27 de outubro de 1838, o governador Bogges emitiu uma "ordem de extermínio" contra os santos.

Com isso, as perseguições e as mortes de filhos especiais de Deus aumentaram. Em 30 de outubro de 1838, ocorreu o massacre de Houn's Mill, no qual dezenas de santos, homens, mulheres e crianças, foram mortos por turbas enfurecidas.

Os ataques continuaram até que, em 27 de junho de 1844, Joseph Smith, preso mais uma vez sem motivo algum, foi assassinado a tiros dentro de uma cela na Delegacia de Carthage, juntamente com seu irmão Hyrum Smith.

A morte de seu líder na Terra não abalou a igreja, pois Cristo sempre foi seu grande líder. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias sobreviveu à expulsão de quatro estados, a ataques e perseguições constantes a seus líderes e membros, a uma ordem de extermínio decretada por um governador, ao martírio de seu profeta, à perda de direitos civis imposta pelo Governo e à pobreza dos santos.

Após a morte de Joseph, o Senhor levantou outro grande líder da igreja: Brigham Young, que desempenhou um papel semelhante ao de Moisés ao conduzir seu povo para o grande Oeste montanhoso dos Estados Unidos, uma região deserta e inóspita. As caravanas enfrentaram chuva, frio e neve profunda, o que dificultou o avanço de carruagens e carrinhos de mão (instrumento muito utilizado por milhares de famílias que transportavam seus pertences por centenas de quilômetros em terreno selvagem). Muitos membros da igreja morreram devido à dureza desse caminho em direção à terra prometida.

Finalmente, após muita fé e determinação, o grupo chegou ao Vale do Lago Salgado (Salt Lake City), onde Brigham Young fincou seu cajado depois de meses de exaustiva caminhada, declarando: "Aqui é o lugar". Com o tempo, a região se tornou uma das mais prósperas dos Estados Unidos, e continua sendo até os dias atuais.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é uma das que mais crescem no mundo. De acordo com dados levantados em dezembro de 2022, conta com 17 milhões de membros, 3.521 estacas, 31.330 alas e ramos, 62.544 missionários de proselitismo em tempo integral, 27.070 missionários seniores de serviço da igreja.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.