Buscar

23/10/2022 às 10:30, Atualizado em 23/10/2022 às 00:00

Aneel oferece alternativa para reduzir conta de luz em MS

As empresas do Estado podem implantar projetos luminotécnicos para driblar o aumento de 8,9% na conta

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) oferece alternativa para reduzir conta de luz em Mato Grosso do Sul. Isso porque as empresas do Estado podem implantar projetos luminotécnicos para driblar o aumento de 8,9% na conta de luz.

Segundo a Agência, o aumento será de 7,28% para residências e de 10,69% para empresas de 74 cidades do Estado. A opção da consultoria luminotécnica, visa eficiência energética, maior produtividade e segurança dos colaboradores, menor manutenção e troca de equipamentos, redução de custos e mais lucro e competitividade no mercado, diz a reguladora.

Aumento na conta

A Anell diz que após adiar duas vezes, houve o aumento de em média 8,9% a conta de luz de 1,022 milhão de consumidores atendidos pela Energisa-MS em 74 municípios do Estado. O reajuste será de 7,28% para residências e de 10,69% para empresas.

Roberto Payaro, CEO da Novvalight, afirma que vem aumentando o número de empresas, de todos os portes e segmentos, que buscam soluções para o problema aderindo a implementação de projetos luminotécnicos em seus ambientes corporativos.

“A cada reajuste na conta de energia, pelo menos 80% dos contatos que recebemos são de pessoas interessadas em saber como podem otimizar seus custos operacionais por meio de um projeto luminotécnico eficiente.

Deste montante, cerca de 1/3 aderem à solução, já que a consultoria visa a eficiência energética e a segurança; gera maior e melhor aproveitamento da área; melhor visibilidade dos produtos; maior produtividade e grau de proteção para a segurança dos colaboradores; menores custos de energia, com manutenção e troca de equipamentos; e maior lucro e competitividade no mercado”, diz Payaro.

“Com a economia gerada pela implementação é possível ter o retorno do investimento inicial em cerca de 12 a 18 meses”, garante o CEO da Novvalight.

Conforme a Agência, o uso de lâmpadas de LED dá 70% de economia na iluminação pública e 50% em residências e indústrias.

Os benefícios são tão representativos que a transformação vem sendo feita nas redes de iluminação pública, tanto nos grandes centros como também em municípios de médio e pequeno portes, de todo o país. Com essa substituição, a redução no consumo de energia nas cidades é de mais de 50% podendo, em alguns casos, chegar à 70%. O fator segurança também deve ser considerado já que as lâmpadas que utilizam a tecnologia LED (diodos emissores de luz) ampliam a sensação de segurança.

A estimativa da Abilux é de que dos 19 milhões de pontos de iluminação pública no Brasil, aproximadamente quatro milhões já utilizam a tecnologia LED. Em Campo Grande, boa parte da iluminação pública já é de LED.

De acordo com a Associação, mais de 30% das residências do país também já substituíram as fluorescentes compactas e as incandescentes remanescentes por lâmpadas LED. Além de diminuir o consumo de energia, a medida é mais amigável ao meio ambiente, proporciona maior conforto visual e maior nitidez aos usuários, já que promove um facho de luz mais direcionado e com maior índice de reprodução de cores.

5 benefícios da iluminação em LED

1. Economia - iluminação pública (cofres públicos), industrial ou residencial

2. Menos manutenção

3. Maior durabilidade e vida útil

4. Mais segurança

5. Sustentabilidade

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.