Buscar

28/11/2022 às 06:32, Atualizado em 27/11/2022 às 15:54

Agraer estimula produção de pomares domésticos em Ivinhema

Com o desenvolvimento dos pomares domésticos, a equipe da Agraer local acredita que o consumo de frutas tende a aumentar e isso resulta em mais saúde e qualidade de vida para a população

Cb image default
Divulgação

A equipe da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) de Ivinhema formou um grupo para aquisição de mudas de citros com o objetivo de renovar a produção dos pomares domésticos dos agricultores familiares do município.

Segundo o extensionista rural do escritório, Valdeci Sebastião, foram reunidas 120 famílias para a compra de 780 mudas em viveiros credenciados que possuem qualidade sanitária aprovada pelos órgãos competentes, “garantindo assim a qualidade e a sanidade das mudas”.

Os extensionistas observaram a redução da produção nos pomares dos agricultores familiares. “Por serem antigos necessitam ser renovados, recomendamos eliminar plantas doentes ou de baixa produtividade, dando melhor condições de produção as plantas novas, com menor riscos de contrair pragas e ou doenças de difícil controle”, explicou Valdeci.

Esse foi o segundo grupo para compra de mudas montado neste ano. O primeiro contava com 60 produtores que adquiriram mudas de goiaba. Desta vez foram citros, tais como como ponkan, laranja bahia, pera, limão e outras. Para o início de 2023 o escritório pretende criar mais grupos de compras contemplando mudas de goiaba e de manga.

“Com o desenvolvimento dos pomares domésticos, a equipe da Agraer local acredita que o consumo de frutas tende a aumentar e isso resulta em mais saúde e qualidade de vida para a população”, disse.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.