Buscar

04/10/2022 às 11:35, Atualizado em 04/10/2022 às 10:01

Agepen nomeia substitua de diretora afastada para presídio em Dourados

Luiza Aparecida Ferreira foi afastada por liberar detentas para reunião política em sua casa

A policial penal Paula Figueiredo foi nomeada como diretora do Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto, Semiaberto, Aberto e de Assistência à Albergada de Dourados. Ela vai substituir Luiza Aparecida Ferreira, que foi afastada pela Justiça por levar 30 detentas para uma reunião política em sua casa.

As portarias foram assinadas pelo diretor-presidente da agência, Aud de Oliveira Chaves.

Conforme o Dourados Informa, Luiza foi afastada pelo juiz corregedor do presídio, Ricardo da Mata Reis, a pedido do promotor de Justiça Juliano Albuquerque. Na noite de 2 de setembro, ela convidou 30 presas para a reunião política em sua casa e autorizou que as presas dessem entrada na unidade às 23h e não às 19h, como determina a Lei de Execuções Penais.

A irregularidade foi comprovada pelo juiz e pelo promotor, que estiveram no presídio naquela noite.

Para o promotor, o afastamento se tornou imprescindível, pois o comportamento da diretora infringiu normas da execução penal, além de colocar em risco a segurança pública. “A conduta da diretora Luiza violou flagrantemente a moralidade, princípio e dever constitucional previsto no artigo 37 da Carta Magna de 1988 que deve nortear a atuação de qualquer agente público”, afirmou Juliano.

Luiza Ferreira confirmou ter feito o convite e autorizado a liberação das presas. Segundo ela, a orientação que possuía era que poderia fazer esse tipo de evento, desde que não pedisse votos. Segundo ela, a reunião foi apenas confraternização com as presas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.