Publicado em 29/07/2012 às 14:40, Atualizado em 27/07/2016 às 11:23

Seleção e Daiane ficam fora de finais em Londres, e ginasta se despede sem medalha olímpica

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, UOL

Acabou neste domingo a longa carreira de Daiane dos Santos na seleção brasileira de ginástica artística. Apesar de se apresentar bem nas eliminatórias, a gaúcha não obteve notas altas suficientemente para levá-la às finais por aparelhos. O Brasil, com desempenho irregular das demais ginastas, também acabou fora da final por equipes pela primeira vez desde 2000, e desta maneira Daiane se despede da seleção sem ter conquistado uma medalha olímpica sequer.

Campeã mundial do solo, a ‘brasileirinha’, como foi apelidada por usar a música “Brasileirinho” como tema de sua apresentação mais famosa, liderou o ranking mundial de solo durante anos e venceu etapas de Copas e Supercopas do Mundo. Entretanto, em suas três Olimpíadas, passou em branco.

Na primeira, em Atenas-2004, era franca favorita à medalha de ouro no solo, mas na final do aparelho cometeu um erro grave – colocou o pé fora do tablado – e terminou na quinta colocação.

Em Pequim-2008, novamente Daiane era candidata a pódio, desta vez não necessariamente ao ouro. Mas o mesmo erro da Grécia foi cometido, e a gaúcha ficou na sexta posição.

Daiane foi a Londres sem grandes esperanças de medalhas, tendo como meta chegar à final do solo. Não conseguiu. Embora as eliminatórias ainda estejam em disputa, a brasileira já ocupa a 13ª colocação. Como apenas oito avançam à decisão, ela está oficialmente fora da disputa.