Publicado em 13/08/2012 às 07:35, Atualizado em 27/07/2016 às 11:23

Pelo alto, Portuguesa e Botafogo só empatam no reencontro de Dida e Seedorf

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, UOL

Tudo igual no jogo que marcou o reencontro dos amigos Dida e Seedorf, antigos companheiros do Milan. Em uma partida marcada pelo equilíbrio, Portuguesa e Botafogo apenas empataram por 1 a 1, no Canindé, com gols de cabeça. O time paulista chegou ao sexto jogo de invencibilidade, enquanto o rival não consegue se aproximar do G-4 do Campeonato Brasileiro.

Além da boa sequencia sem ser superada, a Lusa se desgarra um pouco da degola. Tem 18 pontos, cinco à frente do Palmeiras, primeiro integrante do grupo dos quatro piores. Já o Botafogo vê os primeiros colocados se distanciarem. Tem 24 pontos --o Grêmio, quarto colocado, soma 31.

A surpresa na escalação do Botafogo era Seedorf. Oswaldo de Oliveira decidiu poupá-lo e iniciou a partida com o holandês entre os reservas A Portuguesa tratou de tomar a iniciativa. E criou algumas boas oportunidades. Aos 12min, por exemplo, Héverton foi lançado, apareceu livre e viu Jefferson fazer uma complicada defesa.

O desperdício custou caro à Lusa. Mesmo sendo mais discreto, o Botafogo também se mostrava presente no ataque. E acabou sendo eficiente. Aos 18min, após cobrança de escanteio, Elkesson levou a melhor sobre a defesa da Lusa e, de cabeça, abriu o marcador. A Portuguesa sentiu o gol sofrido.

Errava passes e dava espaços para o time botafoguense. Mesmo assim, chegou ao empate. E também de cabeça e após cobrança de escanteio. Aos 38min, Bruno Mineiro aproveitou cruzamento da direita e deixou tudo igual. 1 a 1. E quase virou ainda na etapa inicial, novamente com Bruno Mineiro.

“O time [Botafogo] começou bem, teve oportunidade de matar [o jogo] já no primeiro tempo, mas não caprichou no último passe. Agora, é melhorar no segundo tempo porque temos condições de sair daqui com uma vitória”, disse Elkeson, autor do gol do time do Rio. Para o segundo tempo, o uruguaio Lodeiro voltou no lugar de Vitor Junior.

A segunda etapa era bem equilibrada. Poucas chances eram criadas dos dois lados. Quando ocorriam, faltava inspiração na finalização. Aos 22min, Lodeiro estava livre na área, mas mandou a bola por cima do gol de Dida. Seedorf também entrou em campo. A expectativa era dar mais qualidade ao meio do Botafogo.

Mas isso não deu mais inspiração do time do Rio. A Portuguesa só ‘acordou’ na parte final. Aos 39min, os paulistas chegaram a pedir um pênalti do goleiro Jefferson no atacante Diego Viana. Apesar disso, o empate persistiu no Canindé.