Publicado em 30/06/2012 às 10:01, Atualizado em 27/07/2016 às 11:23

Luis Fabiano irá a julgamento e pode ser suspenso por até 12 jogos

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Folha de São Paulo

O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) acatou a denúncia da procuradoria do tribunal e Luis Fabiano será julgado na próxima terça-feira pelas ofensas ao juiz Elmo Alves Cunha na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, pelo Brasileiro. A pena máxima prevista, caso seja condenado, é de 12 jogos.

O atacante são-paulino foi denunciado com base nos artigos 258 (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras) e 243-F (ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto) do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). Ambos estipulam pena de até seis jogos de suspensão. O segundo artigo tem o agravante de a ofensa ter sido direcionada ao árbitro, o que eleva a punição mínima para quatro partidas.

Durante o confronto, Luis Fabiano foi advertido com cartão amarelo ao fazer um falta dura no meio de campo. Dois minutos depois exigiu punição semelhante a Ronaldinho, após o meia atleticano cometer outra infração. A irritação do centroavante do São Paulo lhe valeu outro amarelo e, por consequência, a expulsão.

Na súmula, o árbitro descreveu a atitude de Luis Fabiano com frases repletas de palavrões. "Porra, marca só uma, seu merda. Está inventando desde o início, é muito fraco", teria dito o atacante ao pedir a advertência a Ronaldinho. Expulso, subiu o tom: "Seu filho da p., você é um v., dá vontade de te meter soco na cara, vagabundo, te encher de pancada".