Publicado em 30/05/2016 às 14:35, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Líderes em 2016, dupla Gre-Nal não dominava o Brasileiro havia mais de 30 anos

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, ESPN Brasil

A rivalidade entre Grêmio e Internacional ganhou novos motivos para crescer. Com quatro rodadas disputadas no Brasileiro de 2016, os dois times do Rio Grande do Sul somaram 10 pontos, estão invictos e ocupam o topo da classificação.

Uma das grandes causas do domínio gaúcho é a defesa. Líder da competição, o Grêmio fez seis gols, não sofreu nenhum, e é o primeiro time a passar os quatro jogos iniciais sem ser vazado na era dos pontos corridos. O Inter não fica muito longe. São quatro tentos marcados e apenas um sofrido.

Assim, Roger Machado e Argel Fucks conseguiram fazer com que o Campeonato Brasileiro fosse liderado pelos gaúchos pela primeira vez em 33 anos. Mais que isso, essa é a sétima vez na história do torneio (desde 1971) que Grêmio e Inter ocupam as primeiras colocações.

Brasileiro de 1983, 3ª rodada da primeira fase

O ano de 1983 teve títulos para Grêmio e Inter. Pelo lado do Beira-Rio, o gaúcho. No Olímpico, a taça da Libertadores. Mas, antes disso, os dois lideravam seus grupos na primeira fase do Brasileiro. No final de janeiro, a terceira rodada tinha o Grêmio como primeiro num agrupamento que contava com Atlético-PR, Campo Grande, Joinville e Ponte Preta. O Inter, por outro lado, estava à frente de Ferroviária, Colorado, Brasília e Botafogo.

A competição, porém, não terminou bem para ambos. O Inter caiu logo na segunda fase de grupos, e o Grêmio ficou pelo caminho na terceira.

Brasileiro de 1980, segunda fase

Três anos antes, a dupla liderou os próprios grupos na segunda fase do Brasileiro. Em maio de 1980, o Inter terminou como o primeiro do G (com Atlético-MG, Atlético-GO e Bahia) e o Grêmio do L (com Ponte Preta, Colorado e América-SP).

Mesmo assim, o resultado final não foi muito convicente. O time do Olímpico foi eliminado na terceira fase. O Internacional chegou às semifinais, mas caiu para o Atlético-MG.

Brasileiro de 1978, primeira fase

Há 38 anos, os rivais lideravam o mesmo agrupamento pela última vez no Brasileiro. Em um grupo A que tinha, além da dupla gaúcha, outros 11 clubes (todos do Sul), Inter e Grêmio dominaram. O time colorado liderou durante as 15 rodadas (exceto por uma), enquanto que o tricolor assumiu a segunda posição logo após a 3ª partida.

Ambas as equipes chegaram nos mata-matas. Nas quartas, o Grêmio caiu contra o Vasco. Na semi, eliminação do Inter diante do Palmeiras.

Brasileiro de 1977, primeira fase

A hegemonia gaúcha no Brasileiro de 77 foi semelhante ao de 78. O grupo tinha, dessa vez, outros 8 times (7 do Sul e 1 do Mato Grosso). Assim como no ano seguinte, liderança de ponta-a-ponta com o Inter terminado em primeiro.

Mas, para os colorados, o Campeonato acabou já na segunda fase. Para os gremistas, o fim chegou na terceira.

Brasileiro de 1976, segunda fase

O Campeonato de 76 foi o único liderado pelos gaúchos e vencido por um deles. O então bicampeonato do Inter foi conquistado em dezembro daquele ano. Mas, tanto a primeira fase (com ambos no mesmo grupo) quanto a segunda (separados nos grupos G e H) acabaram com os gaúchos liderando.

Depois disso, o Grêmio foi eliminado no grupo R da terceira fase. O Inter avançou em primeiro no Q, passou pelo Atlético-MG na semifinal, e bateu Corinthians na decisão.

Brasileiro de 1974, segunda fase

A primeira vez que um Campeonato Brasileiro teve Grêmio e Inter ocupando as primeiras posições foi em 74. Os dois ocuparam os lugares na primeira fase - quando dividiam o mesmo grupo - e na segunda - durante apenas uma rodada.

Mesmo assim, apenas os colorados avançaram para a chamada fase final. Em um quadrangular com Cruzeiro, Vasco e Santos, última colocação e eliminação do Campeonato.