Publicado em 15/05/2012 às 13:40, Atualizado em 27/07/2016 às 11:23

Finais entre Santos x Guarani registram pior audiência das últimas 4 decisões do Paulistão

Nova Notícias - Todo mundo lê

Folha.com, Folha.com

O Paulistão Chevrolet terminou no último domingo, com vitória do Santos por 4 a 2 sobre o Guarani e título para a equipe da Baixada Santista, em um cenário pouco imprevisível. Até porque a primeira partida, cujo placar foi de 3 a 0 para os alvinegros, reduziu em muito as chances dos alviverdes. E esse detalhe deve ter afetado a audiência.

A Globo terminou a transmissão com média de 18 pontos no Ibope, número inferior aos 20 pontos obtidos no primeiro duelo da decisão do Estadual. A Bandeirantes, que transmitiu os dois jogos em paralelo, manteve oito pontos em ambos. A média, portanto, caiu de um jogo para o outro, mas isso não significa que a audiência foi menor.

Quando somadas as participações de ambas as emissoras na faixa de horário, 16h, a partida rendeu 59% de share. Em outras palavras, praticamente seis a cada dez televisões ligadas na tarde do último domingo estavam sintonizadas na última partida do Paulista desta temporada, concentração maior até do que o primeiro confronto.

A título de comparação, a melhor audiência obtida na edição de 2012 do Estadual paulista foi registrada na semifinal entre São Paulo e Santos, que rendeu 22 pontos à Globo e nove à Band. Mas a participação de ambos os canais combinados foi de 55%, inferior à fatia conseguida quando o Santos levantou a taça no último domingo.

De qualquer modo, pelo menos na média, esta temporada foi a menos chamativa entre os últimos quatro anos, que sempre tiveram o Santos na decisão. Em 2009, o confronto com o Corinthians rendeu 35 pontos nos dois jogos; em 2010, contra o Santo André, foram 24 e 29 pontos; e em 2011, de novo ante o Corinthians, 25 e 30 pontos, respectivamente.

Cada ponto no Ibope é equivalente a 58.300 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.