Publicado em 06/02/2016 às 15:03, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Federação confirma Aquidauanense no Estadual na vaga aberta pelo Itaporã

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Gazeta MS

O Aquidauanense, terceiro colocado na Série B 2015, está de volta à primeira divisão do futebol sul-mato-grossense. Pelo menos no entendimento da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), que confirmou o time no Campeonato Estadual na vaga aberta pela desistência do Itaporã, que oficializou sua saída da competição nesta sexta-feira (5). Poucas horas depois do documento ser protocolado, mesmo com o campeonato já em andamento, a entidade soltou nota afirmando que o lugar será ocupado pelo Azulão da Princesa.

Campeão da Série B em 2015, o Itaporã alegou problemas financeiros para iniciar a disputa, solicitando assim seu afastamento. Como consequência, o time só poderá retornar na segunda divisão e após cumprir uma suspensão de dois anos por ter feito esse pedido após a data limite estabelecida para isso - 45 dias antes da abertura.

Esse seria o prazo também para que uma outra equipe fosse incluída em seu lugar, mas, segundo a Federação, o pedido protocolado pelo Aquidauanense em dezembro para disputar o campeonato em caso da saída de algum clube, justifica a sua inclusão. "O presidente João Garcia foi o único que entregou o ofício pleiteando uma vaga no caso de alguma desistência, 50 dias antes do início da competição, respeitando o prazo de 45 dias exigido pelo Estatuto do Torcedor. O Aquidauanense está com a documentação necessária de acordo ao Profut e está apto para a competição", afirmou na nota o presidente Francisco Cezário.

Estreia contra o Sete

Como o Aquidauanense vai ocupar a vaga do Itaporã no Grupo B, a tabela do campeonato não sofre alteração, com o novo integrante seguindo a ordem dos jogos já estabelecida. O primeiro jogo será no dia 14 de fevereiro, às 15h, no Estádio Noroeste, contra o Sete de Dourados. Na sequência joga contra o Ivinhema no Estádio Saraivão, Naviraiense e Corumbaense em casa e fecha o primeiro turno contra o Águia Negra no Estádio Ninho da Águia, fechando o turno.

Novamente com 12 clubes, o regulamento mantém rebaixamento de dois times, os lanternas de cada chave. Os quatro primeiros colocados de cada lado avançam para as quartas de final e se enfrentam em confrontos eliminatórios de ida e volta. No Grupo A estão Comercial, Novoperário e Operário, todos da Capital, Misto de Três Lagoas, Serc de Chapadão do Sul e Costa Rica.